Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

O anaeróbio mais comumente isolado nas peritonites secundárias é:

A
Bactérias do gênero Clostridium.
B
Streptococcus viridans.
C
Pseudomonas aeruginosa.
D
Escherichia coli.
E
Bacteroides fragilis.
Nos casos de neuropatias decorrentes de hanseníase, é frequente a presença de espessamento de nervos:
Paciente do sexo feminino, 30 anos de idade, nulípara, usa anticonceptivo oral há 10 anos. Passou a apresentar dor abdominal no hipocôndrio direito. A investigação demonstrou a presença de nódulo de 4 cm, compatível com adenoma hepático, confirmado por biópsia. A conduta a ser tomada é:
Paciente feminina de 25 anos procura auxílio médico por lesões eritematosas fotossensíveis em regiões malares bilateralmente, de quatro meses de evolução. Apresenta também queixa de mal-estar geral e artralgias. Na revisão de sistemas, apresenta perda de cabelo e fenômeno de Raynaud. Ao exame físico, apresenta rash malar poupando o sulco naso-labial e artrite de pequenas articulações de mãos. Traz exames subsidiários, notáveis por anemia normocrômica e normocítica leve, plaquetas de 100.000 por mm³ e um FAN de 1:640 em célula Hep-2, com padrão homogêneo. Com relação a essa paciente, é INCORRETO afirmar:
O conhecimento das adaptações fisiológicas durante a gestação é importante para as considerações terapêuticas das emergências médicas que acometem as pacientes grávidas. No terceiro trimestre, normalmente:
Compartilhar