Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

O antígeno carcinoembriônico (CEA) encontra-se elevado no momento do diagnóstico em cerca de 20% dos pacientes com adenocarcinoma colorretal. Quanto à dosagem de CEA para o rastreamento populacional deste tipo de tumor, assinale a assertiva correta.

A
Não deve ser solicitada.
B
Somente deve fazer parte da estratégia de rastreamento de indivíduos com alto risco para desenvolvimento de câncer colorretal.
C
Deve ser solicitada apenas se a pesquisa de sangue oculto nas fezes de um indivíduo assintomático for positiva.
D
Em associação com colonoscopia, constitui a estratégia mais efetiva para detecção precoce e redução da mortalidade específica por câncer de cólon e reto.
E
Pode apresentar níveis falsamente diminuídos em pacientes tabagistas.
Criança de 7 anos apresenta quadro de faringoamigdalite aguda, tendo sido medicada, nas primeiras 24 horas da febre, com penicilina benzatina. 14 dias após, apresenta urina escura, cor de “Coca-Cola”. Qual exame, reforça melhor a hipótese de Glomerulonefrite?
Criança escolar, 8 anos, com suspeita de Baixa Estatura Familiar (BEF). O que esperar, para esse diagnóstico, da radiografia de punho e mão esquerda para idade óssea (IO)?
Qual a conduta que deve ser realizada quando lactente de 11 meses, vacinado na maternidade com o BCG, não apresenta cicatriz vacinal?
Paciente de 52 anos, sexo feminino, portadora de transtorno bipolar tipo 1, é encaminhada ao serviço de endocrinologia para avaliação de hipotireoidismo primário. Qual dos medicamentos abaixo pode estar relacionado ao quadro dessa paciente?
Compartilhar