Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

O antígeno carcinoembriônico (CEA) encontra-se elevado no momento do diagnóstico em cerca de 20% dos pacientes com adenocarcinoma colorretal. Quanto à dosagem de CEA para o rastreamento populacional deste tipo de tumor, assinale a assertiva correta.

A
Não deve ser solicitada.
B
Somente deve fazer parte da estratégia de rastreamento de indivíduos com alto risco para desenvolvimento de câncer colorretal.
C
Deve ser solicitada apenas se a pesquisa de sangue oculto nas fezes de um indivíduo assintomático for positiva.
D
Em associação com colonoscopia, constitui a estratégia mais efetiva para detecção precoce e redução da mortalidade específica por câncer de cólon e reto.
E
Pode apresentar níveis falsamente diminuídos em pacientes tabagistas.
A febre amarela e a dengue são doenças cujas estruturas epidemiológicas apresentam semelhanças. A respeito desses agravos, julgue o próximo item. Os agentes etiológicos da febre amarela e da dengue são vírus pertencentes ao mesmo gênero Flavivirus, tendo sido já identificados quatro sorotipos para cada uma dessas doenças.
A febre amarela e a dengue são doenças cujas estruturas epidemiológicas apresentam semelhanças. A respeito desses agravos, julgue o próximo item. A febre amarela silvestre é clinicamente mais grave que a febre amarela urbana.
De acordo com o calendário de vacinação da criança de 2008, preconizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, é correto afirmar que:
Uma menina de 10 meses de idade apresenta pobre ganho ponderal, tosse persistente e uma história de pneumonias de repetição (três eventos nos últimos quatro meses). Sua mãe relata que as fezes da menina são muito grandes e com odor muito fétido. Considerando a melhor hipótese diagnóstica, o procedimento propedêutico mais apropriado é:
Compartilhar