Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Hematologia

O aumento da população idosa é um fenômeno que vem ocorrendo também nos países em desenvolvimento. Uma vez que essa população frequentemente necessita de várias medicações para o tratamento das doenças crônico-degenerativas, há grande preocupação médica com os riscos de interações entre medicamentos e nutrientes em indivíduos idosos. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.

A
O uso crônico de diuréticos no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca necessita ser monitorado, pois oferece risco de aparecimento de deficiência de micronutrientes, particularmente de tiamina.
B
A hipercalcemia pode ocorrer com a prescrição de cimetidina, ranitidina, corticosteroides, digoxina, codeína e vitamina D.
C
O uso crônico de medicação anti-hipertensiva, tais como beta-bloqueadores e diuréticos, pode interferir no perfil lipídico, mediante aumento do colesterol total e do LDL-colesterol e diminuição de triglicerídeos.
D
Pacientes com diabetes melito tipo 2, tratados com metformina, necessitam de cuidados em relação à deficiência de vitaminas, em particular de B6, ácido fólico e B12.
E
Atualmente, o uso de beta-bloqueador é considerado como primeira escolha no tratamento de pacientes com hipertensão arterial e síndrome metabólica.
Nos pacientes com insuficiência respiratória, independentemente da causa, a abordagem inicial deve ter os seguintes objetivos:
De acordo com o ATLS, é correto afirmar:
A presença de Fator Anticoagulante Lúpico no sangue pode acompanhar todas as ocorrências abaixo, EXCETO:
A presença, no exame radiológico, de pneumatoceles, derrame pleural e abscesso pulmonar, em lactente com broncopneumonia e estado geral comprometido, é indicativa de infecção causada mais provavelmente por:
Compartilhar