Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Hematologia

O aumento da população idosa é um fenômeno que vem ocorrendo também nos países em desenvolvimento. Uma vez que essa população frequentemente necessita de várias medicações para o tratamento das doenças crônico-degenerativas, há grande preocupação médica com os riscos de interações entre medicamentos e nutrientes em indivíduos idosos. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.

A
O uso crônico de diuréticos no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca necessita ser monitorado, pois oferece risco de aparecimento de deficiência de micronutrientes, particularmente de tiamina.
B
A hipercalcemia pode ocorrer com a prescrição de cimetidina, ranitidina, corticosteroides, digoxina, codeína e vitamina D.
C
O uso crônico de medicação anti-hipertensiva, tais como beta-bloqueadores e diuréticos, pode interferir no perfil lipídico, mediante aumento do colesterol total e do LDL-colesterol e diminuição de triglicerídeos.
D
Pacientes com diabetes melito tipo 2, tratados com metformina, necessitam de cuidados em relação à deficiência de vitaminas, em particular de B6, ácido fólico e B12.
E
Atualmente, o uso de beta-bloqueador é considerado como primeira escolha no tratamento de pacientes com hipertensão arterial e síndrome metabólica.
JFD, 19 anos, motoboy, deu entrada na unidade de emergência do HUCAM, vítima de acidente automobilístico (moto x cavalo). Apresenta-se com Glasgow de 15, pupilas isocóricas e fotorreagentes. Frequência cardíaca de 110 batimentos por minuto, descorado ++/4, com pressão arterial = 120 x 80 mmHg. À radiografia torácica, observa-se fratura de arcos costais inferiores à direita com derrame pleural ipsilateral, com presença de alças intestinais intratorácicas. A conduta mais apropriada é:
Mulher de 36 anos, G7P6A0, com 6 semanas de gestação, comparece para iniciar o pré-natal. Antecedentes pessoais: obesidade e candidíase vaginal de repetição. Antecedente obstétrico: seis partos normais anteriores, com três recém-nascidos pesando mais que 4200g. Realizou teste oral de tolerância à glicose de 75g com valor de jejum 117mg/dl e, após 2horas, 163mg/dl. Quais complicações NÃO são esperadas?
Qualquer artéria pode sediar processos de oclusão arterial aguda (embolia ou trombose), mas há preferência por determinadas regiões. Mais frequentemente, ela ocorre:
Responda de acordo com as assertivas abaixo:I. O cisto tireoglosso é palpável na linha média do pescoço, é móvel à protusão da língua e à deglutição, devido a sua comunicação com a base da língua.II. O tratamento é cirúrgico e consiste na ressecção do cisto e do trajeto fistuloso até o osso hioide.III. O cisto tireoglosso pode manifestar-se como um abscesso cervical mediano, com fistulização secundária, ou mesmo sofrer degeneração maligna.
Compartilhar