Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Hematologia

O aumento da população idosa é um fenômeno que vem ocorrendo também nos países em desenvolvimento. Uma vez que essa população frequentemente necessita de várias medicações para o tratamento das doenças crônico-degenerativas, há grande preocupação médica com os riscos de interações entre medicamentos e nutrientes em indivíduos idosos. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.

A
O uso crônico de diuréticos no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca necessita ser monitorado, pois oferece risco de aparecimento de deficiência de micronutrientes, particularmente de tiamina.
B
A hipercalcemia pode ocorrer com a prescrição de cimetidina, ranitidina, corticosteroides, digoxina, codeína e vitamina D.
C
O uso crônico de medicação anti-hipertensiva, tais como beta-bloqueadores e diuréticos, pode interferir no perfil lipídico, mediante aumento do colesterol total e do LDL-colesterol e diminuição de triglicerídeos.
D
Pacientes com diabetes melito tipo 2, tratados com metformina, necessitam de cuidados em relação à deficiência de vitaminas, em particular de B6, ácido fólico e B12.
E
Atualmente, o uso de beta-bloqueador é considerado como primeira escolha no tratamento de pacientes com hipertensão arterial e síndrome metabólica.
A síndrome de Down, trissomia do cromossomo 21, é considerada a anomalia cromossômica mais frequente nos seres humanos, sendo que a presença de defeitos cardíacos é destacada como umas das principais causas de morte. Podemos afirmar que a principal cardiopatia congênita encontrada em pacientes portadores da síndrome é:
Neoplasia renal mais freqüente na infância, o tumor de Wilms, também conhecido como nefroblastoma, chega a corresponder a 95% dos tumores renais diagnosticados em menores de 15 anos de idade. Freqüentemente se apresenta como massa abdominal assintomática, muitas vezes descoberta em um exame de rotina. Com o avanço das terapias nos últimos 30 anos transformou-se em uma das neoplasias malignas com maior sucesso quanto a real possibilidade de cura, fato esse que enobrece ainda mais a importância de seu diagnóstico. Assinale dentre as alternativas abaixo as manifestações clínicas mais relevantes para o diagnóstico:
Uma adolescente de 13 anos procurou a Unidade Básica de Saúde acompanhada de sua genitora, com queixas de prurido e vermelhidão ocular. Apresenta secreção ocular clara, sem formação de crostas. O exame ocular no momento é normal, exceto por uma leve injeção bilateral da conjuntiva. Qual será o tratamento mais apropriado nesse caso?
Paciente de 40 anos, com distúrbio progressivo de deglutição há 1 ano, fez manometria de esôfago com detecção de aperistalse de corpo esofagiano e hipertonia de esfíncter inferior de esôfago. O diagnóstico provável é:
Compartilhar