Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Hematologia

O aumento da população idosa é um fenômeno que vem ocorrendo também nos países em desenvolvimento. Uma vez que essa população frequentemente necessita de várias medicações para o tratamento das doenças crônico-degenerativas, há grande preocupação médica com os riscos de interações entre medicamentos e nutrientes em indivíduos idosos. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.

A
O uso crônico de diuréticos no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca necessita ser monitorado, pois oferece risco de aparecimento de deficiência de micronutrientes, particularmente de tiamina.
B
A hipercalcemia pode ocorrer com a prescrição de cimetidina, ranitidina, corticosteroides, digoxina, codeína e vitamina D.
C
O uso crônico de medicação anti-hipertensiva, tais como beta-bloqueadores e diuréticos, pode interferir no perfil lipídico, mediante aumento do colesterol total e do LDL-colesterol e diminuição de triglicerídeos.
D
Pacientes com diabetes melito tipo 2, tratados com metformina, necessitam de cuidados em relação à deficiência de vitaminas, em particular de B6, ácido fólico e B12.
E
Atualmente, o uso de beta-bloqueador é considerado como primeira escolha no tratamento de pacientes com hipertensão arterial e síndrome metabólica.
Em relação à Hipertensão Arterial Sistêmica podemos afirmar que:
Em relação ao diagnóstico do aneurisma da aorta abdominal (AAA), analisar a alternativa CORRETA.
Lactente de 45 dias de vida é atendido no pronto-socorro com história de ter evacuado fezes com sangue vivo há cerca de 3 horas. Estava irritado, chorando muito há 48 horas. Não relata febre. Ao exame, a criança está chorando, irritada, o abdome está distendido e tenso à palpação. O exame da genitália revela aumento de volume em região inguinal direita. Baseado no mais provável diagnóstico, qual deve ser a conduta para este caso?
Qual o tipo mais frequente de câncer de tireoide?
Compartilhar