Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Hematologia

O aumento da população idosa é um fenômeno que vem ocorrendo também nos países em desenvolvimento. Uma vez que essa população frequentemente necessita de várias medicações para o tratamento das doenças crônico-degenerativas, há grande preocupação médica com os riscos de interações entre medicamentos e nutrientes em indivíduos idosos. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.

A
O uso crônico de diuréticos no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca necessita ser monitorado, pois oferece risco de aparecimento de deficiência de micronutrientes, particularmente de tiamina.
B
A hipercalcemia pode ocorrer com a prescrição de cimetidina, ranitidina, corticosteroides, digoxina, codeína e vitamina D.
C
O uso crônico de medicação anti-hipertensiva, tais como beta-bloqueadores e diuréticos, pode interferir no perfil lipídico, mediante aumento do colesterol total e do LDL-colesterol e diminuição de triglicerídeos.
D
Pacientes com diabetes melito tipo 2, tratados com metformina, necessitam de cuidados em relação à deficiência de vitaminas, em particular de B6, ácido fólico e B12.
E
Atualmente, o uso de beta-bloqueador é considerado como primeira escolha no tratamento de pacientes com hipertensão arterial e síndrome metabólica.
A osteomielite hematogênica aguda se inicia geralmente na metáfise dos ossos longos, decorrente de bactérias vindas de um foco à distância, porque: I- As defesas orgânicas neste local são menores; II- O fluxo sanguíneo lento, através das dilatações vasculares, facilita a sua implantação; III- O tecido medular (osso) funciona como meio de cultura. Está(ão) correta(s):
Em relação ao uso de anticoncepcionais hormonais orais (AHO), está correto afirmar: I - mulheres sadias, não fumantes, com mais de 40 anos, podem usar AHO com baixas doses. II - mulheres que sofrem de enxaqueca com sintomas focais têm contraindicação ao uso de AHO. III - o uso de AHO está associado ao maior risco de câncer de ovário.
Escolar de sete anos é levado ao hospital, pois está “urinando pouco e a urina está escura”. Ao exame verifica-se edema generalizado e hipertensão arterial. Dentre as glomerulopatias responsáveis por esta síndrome, a mais frequente na infância é:
Paciente com infarto agudo do miocárdio na região inferior apresenta bloqueio átrio ventricular total. Qual das artérias coronárias abaixo indicadas, MAIS PROVAVELMENTE estaria envolvida neste infarto?
Compartilhar