Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

O bebê de Elis, Ícaro, nasceu há 8 dias, a termo, com peso adequado à idade gestacional. Está em aleitamento exclusivo. Elis está preocupada pois não evacua há 3 dias e está com bolinhas vermelhas no rosto, brotoeja. Ao exame clínico, as alterações são as referidas pápulas vermelhadas no rosto, fimose e presença do colo umbilical. Já fez o teste do Pezinho, mas ainda não foi vacinado. Sua conduta é:

A
Orientar a mãe que deve ser uma constipação funcional e prescreve um laxante.
B
Explica que Ícaro apresenta miliária rubra e orienta sobre o calor. Indica usar amido de milho tópico.
C
Suspeita de infecção secundária no colo umbilical já que este ainda não caiu e encaminha à emergência.
D
Orienta que a fimose é comum ao nascer e que, caso não desapareça até os 6 meses, está indicada cirurgia para correção.
E
Pedir à mãe para aguardar a melhora da miliária rubra e, então, vacinar contra hepatite B e poliomelite.
Sobre as neoplasias malignas de tireoide, é INCORRETO afirmar:
No que se refere às cardiopatias congênitas, assinale a alternativa correta.
Uma mulher, com 45 anos de idade e diagnóstico de cirrose hepática, queixa-se de dor abdominal e tem indicação para colecistectomia. Apresenta alterações em coagulograma, e está indicada a transfusão de plasma fresco, para minimizar os riscos de sangramento cirúrgico, o melhor momento para essa transfusão é:
<P>Paciente de 70 anos, masculino, foi admitido com quadro de tosse produtiva com catarro amarelado, dispneia aos mínimos esforços e prostração há 7 dias. História pregressa de ser bronquítico crônico há 20 anos, devido ao hábito de fumar. Foi tabagista por 30 anos e só parou de fumar após diagnóstico da bronquite. Nega outras comorbidades e uso de medicamentos. Ao exame encontrava-se: dispneico, acianótico, hidratado, afebril (TAX de 37°C). Ap. cardíaco: RCR2T sem sopros. PA: 130 x 75 mmHg FC: 98 bpm. AR:MV diminuído globalmente com estertores em bases mais audíveis em base esquerda, associado a roncos difusos. Abdome: sem visceromegalias. Neurológico: lúcido, orientado no tempo e no espaço, pupilas isocóricas e fotorreagentes, sem déficit motor. Extremidades: sem edema. Após 48 horas da admissão e tratamento instituído, o paciente evoluiu com quadro de desorientação psicomotora, alternando agitação com sonolência. Alteração do ciclo sono-vigília, associado a déficit de atenção e períodos de alucinação visual. No exame neurológico, mantinha-se com pupilas isocóricas e fotorreagentes e sem déficit motor. Com relação a esse caso, é correto afirmar:</P>
Compartilhar