Questões na prática

Pediatria

Preventiva

Pediatria Geral

O calendário de vacinação do Ministério da Saúde contempla a administração da vacina contra o rotavírus. Esta vacina:

A
deve ser administrada por via intramuscular, no músculo vasto lateral da coxa esquerda.
B
deve ser iniciada com até 5 meses e 15 dias de vida.
C
não deve ser administrada a crianças com malformações congênitas do trato digestivo.
D
tem risco de causar invaginação intestinal ligeiramente maior em relação a quem não a recebe, mas o benefício da prevenção da diarreia grave justifica sua indicação.
E
pode ser administrada concomitantemente ou a qualquer intervalo de tempo com as outras vacinas do calendário do Ministério da Saúde.
Lactente de 5 meses é admitido no Pronto Atendimento com quadro de dor abdominal em cólica há 12 horas. Associado, apresentou 2 episódios de vômitos de conteúdo alimentar, fezes diarreicas e um episódio de evacuação com aspecto de "geléia de morango" (muco e sangue). No exame físico apresentava adbome levemente distendido, depressível à palpação com FID "vazia" e massa palpável em região epigástrica. Qual a principal hipótese diagnóstica e exame de escolha para confirmação?
Hérnia que tem como conteúdo o Divertículo de Meckel é denominada:
Paciente de 20 anos, do sexo feminino, com queixa de abaulamento cervical há 6 meses, de crescimento progressivo, indolor. Ao exame, apresenta nódulo de 3 cm cervical à direita, em nível II, fibroelástico, aparentemente cístico, móvel, sem sinais flogísticos. Restante do exame físico sem alterações. O exame indicado para realização do diagnóstico neste caso é
Aos pacientes com complicações do divertículo de Meckel, a apresentação clínica mais comum é:
Compartilhar