Questões na prática

Pediatria

Preventiva

Pediatria Geral

O calendário de vacinação do Ministério da Saúde contempla a administração da vacina contra o rotavírus. Esta vacina:

A
deve ser administrada por via intramuscular, no músculo vasto lateral da coxa esquerda.
B
deve ser iniciada com até 5 meses e 15 dias de vida.
C
não deve ser administrada a crianças com malformações congênitas do trato digestivo.
D
tem risco de causar invaginação intestinal ligeiramente maior em relação a quem não a recebe, mas o benefício da prevenção da diarreia grave justifica sua indicação.
E
pode ser administrada concomitantemente ou a qualquer intervalo de tempo com as outras vacinas do calendário do Ministério da Saúde.
No Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT),
Em relação à coinfecção HIV/HBV, considere as seguintes afirmativas: 1. Indivíduos infectados pelo HIV que desenvolvem hepatite aguda pelo HBV têm risco 5 a 6 vezes maior de se tornarem portadores crônicos do HBV quando comparados a HIV negativos. 2. Apresenta replicação viral mais elevada do DNA do HBV e como consequência risco de desenvolver doença crônica hepática grave. 3. A taxa de resistência à lamivudina é estimada em 15% a 30% ao ano e tem sido associada ao uso prolongado dessa droga. 4. Os inibidores de protease e inibidores de transcriptase reversa não nucleosídeos não estão associados a uma maior hepatoxicidade nesses pacientes. Assinale a alternativa correta.
Homem de 48 anos foi atendido no pronto-socorro com hematêmese. A endoscopia demonstrou lesão deprimida, bem delimitada, de 1,5 cm no antro gástrico. O anatomopatológico da biópsia da mucosa adjacente revelou pequenas estruturas espiraladas junto à superfície epitelial. O diagnóstico mais provável é:
Das condições abaixo, qual delas NÃO está relacionada à deficiência de vitamina K e ao aumento do risco hemorrágico:
Compartilhar