Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

O câncer cervical (uterino) invasivo é considerado evitável, porque possui um longo estado pré-invasivo, existem programas de rastreio com citologia cervical, e o tratamento das lesões pré-invasivas é efetivo. Quanto ao câncer cervical:

A
os fatores de risco, como alterações gênicas, início da primeira realação sexual, número de parceiros, tabagismo, raça, paridade elevada e baixa condição socioeconômica, devem ser considerados para o diagnóstico.
B
o evento inicial da alteração cervical é desencadeado pelo vírus HPV e sua confirmação deverá ser pelo exame de citologia.
C
a conização é necessária para avaliar a profundidade da lesão e estabelecer o diagnóstico.
D
os marcadores tumorais são fidedignos para o diagnóstico, porém o CA125 deve ser utilizado para segmento metastático.
Bradicardia, hipersalivação, vômitos, diarreia, sudorese intensa e fasciculações são manifestações típicas da intoxicação por:
Paciente, 65 anos de idade, procura pronto-socorro com queixa de dor no pé esquerdo de início súbito há três dias, associada a esfriamento e palidez, com piora significativa da dor nas últimas horas. O paciente é hipertenso, em uso irregular de medicação, e tabagista de longa data. Possui história de claudicação intermitente para aproximadamente 100 metros. Ao exame, o membro encontra-se pálido e frio, com cianose móvel de artelhos. Pulso femoral presente bilateralmente. Poplíteo e distais ausentes, bilateralmente. O paciente possui diminuição da sensibilidade em terços médio e distal de pé esquerdo, e diminuição da mobilidade dos artelhos. Sobre esse caso, assinale a alternativa correta.
Sobre divertículo de Meckel, assinale a alternativa CORRETA:
Lactente de 18 meses de idade, sexo masculino, é trazido à consulta de puericultura, pois sua mãe está preocupada com o desenvolvimento da fala de seu ?lho. Refere que foi uma criança a termo, sem intercorrências durante o parto, sorriso social ao 3º mês de vida, sentou com apoio ao 6º mês de vida, ?cou em pé com apoio aos 12 meses, porém apresenta di?culdade em falar palavras, as quais não são entendidas pelos adultos. Refere que, quando quer alguma coisa, a criança aponta para o objeto e se não consegue o que quer, ?ca nervosa e começa a chorar. Diante do quadro, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a conduta que deverá ser adotada pelo pediatra.
Compartilhar