O câncer cervical (uterino) invasivo é considerado evitável, porque possui um longo estado pré-invasivo, existem programas de rastreio com citologia cervical, e o tratamento das lesões pré-invasivas é efetivo. Quanto ao câncer cervical:
A
os fatores de risco, como alterações gênicas, início da primeira realação sexual, número de parceiros, tabagismo, raça, paridade elevada e baixa condição socioeconômica, devem ser considerados para o diagnóstico.
B
o evento inicial da alteração cervical é desencadeado pelo vírus HPV e sua confirmação deverá ser pelo exame de citologia.
C
a conização é necessária para avaliar a profundidade da lesão e estabelecer o diagnóstico.
D
os marcadores tumorais são fidedignos para o diagnóstico, porém o CA125 deve ser utilizado para segmento metastático.
Outras questões
Em relação à eficácia dos medicamentos antidepressivos, pode-se dizer que os:
Pré-escolar de cinco anos é levado ao pediatra para atualização do cartão vacinal. A mãe informa que, aos 15 meses, o paciente apresentou quadro de distúrbio de comportamento, por 72 horas, e três crises convulsivas no quinto dia após a aplicação da vacina tríplice bacteriana.
Para esse paciente, além da dose de reforço da tríplice viral deve ser aplicada também a vacina:
Menino de sete anos, com história de tosse e dispneia há sete dias, sem febre, apresenta: FR: 30 ipm, presença de tiragem intercostal, AP: MV diminuído em HTD. RX tórax indica presença de alargamento de mediastino, mais importante à direita. O provável diagnóstico, nesse caso, é:
No tratamento do pneumotórax traumático hipertensivo, a terapêutica de escolha é: