Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

O câncer colorretal hereditário não polipoide (hereditary non-polypoid colorectal câncer – HNPCC) é uma das síndromes mais comuns de predisposição ao câncer (10 a 12% dos pacientes com câncer colorretal são portadores da síndrome). Assinale a afirmativa INCORRETA.

A
Acometendo exclusivamente o cólon e/ou reto, é chamada de síndrome de Lynch 1.
B
Associada a neoplasia extracolônica, como estômago, intestino delgado, endométrio, pâncreas, via urinária (principalmente tumor de células transicionais da pelve renal e ureter) e biliar, é chamada de síndrome de Lynch 2.
C
Os portadores da síndrome nascem com uma mutação germinativa em um dos alelos dos genes hMSH2, hMLH1, hPMS1 e hPMS2, gens responsáveis pelo reparo do DNA.
D
A doença é esporádica e pode ter transmissão autossômica recessiva. Os indivíduos afetados apresentam maior risco de câncer, principalmente de cólon ascendente.
E
Apesar da ausência de polipose, observam-se, em 20% dos indivíduos portadores da síndrome de Lynch, adenomas colônicos, de localização preferencial à direita.
Paciente do sexo masculino com 25 anos de idade e diabético deu entrada no serviço de pronto atendimento com queixas de dor abdominal, febre e vômitos há 48 horas. Ao exame físico, o paciente estava desidratado. Considerando esse caso clínico, julgue o seguinte item: Caso este paciente apresente hipopotassemia, a reposição não deverá exceder a 40 mEq/hora, e o paciente deverá estar com monitorização eletrocardiográfica.
Durante consulta ambulatorial, um homem de 40 anos de idade relatou episódios recorrentes de dor intensa na região periorbitária direita, associados a hiperemia conjutival, lacrimejamento, rinorreia e ptose palpebral que também ocorrem no lado direito; esses eventos têm duração de uma hora (dois episódios diários, geralmente noturnos e que acordam o paciente). Ele informou também que fica até duas semanas sem cefaleia.No exame clínico, constataram-se ptose palpebral, miose e ausência de sudorese na hemiface direita. Considerando as informações acima, julgue o item que se segue. As manifestações observadas no exame clínico desse paciente permitem o diagnóstico da síndrome de Horner.
Um homem de 28 anos, vítima de ferimento por arma de fogo na transição toracoabdominal, chega ao pronto-socorro em choque hemorrágico classe IV. Após laparotomia abreviada para controle de danos, a monitorização hemodinâmica invasiva mostra oferta de oxigênio (DO2) de 480 mL/min/m2. Para aumentar de forma racional a oferta de O2 aos tecidos, podem ser otimizadas as variáveis abaixo, EXCETO:
Uma mulher de 50 anos de idade queixa-se de icterícia um ano após ter sido submetida a ressecção de tumor de Klatskin, estadio II, com reconstrução por meio de hepaticojejunostomia em Y de Roux. O anatomopatológico comprovou que as margens estavam livres de doença. Sua bilirrubina total é 8 mg/dL, com predomínio de bilirrubina direta (5,7 mg/dL). Gama-glutamil-transpeptidase (Y-GT) e fosfatase alcalina têm níveis 3 vezes acima dos valores normais. A colangiografia transparietal demonstrou dilatação de vias biliares intra-hepáticas, principalmente à esquerda, não havendo passagem de contraste para a alça jejunal. A tomografia de abdome não mostrou doença metastática. Melhor conduta:
Compartilhar