Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

O câncer colorretal hereditário não polipoide (hereditary non-polypoid colorectal câncer – HNPCC) é uma das síndromes mais comuns de predisposição ao câncer (10 a 12% dos pacientes com câncer colorretal são portadores da síndrome). Assinale a afirmativa INCORRETA.

A
Acometendo exclusivamente o cólon e/ou reto, é chamada de síndrome de Lynch 1.
B
Associada a neoplasia extracolônica, como estômago, intestino delgado, endométrio, pâncreas, via urinária (principalmente tumor de células transicionais da pelve renal e ureter) e biliar, é chamada de síndrome de Lynch 2.
C
Os portadores da síndrome nascem com uma mutação germinativa em um dos alelos dos genes hMSH2, hMLH1, hPMS1 e hPMS2, gens responsáveis pelo reparo do DNA.
D
A doença é esporádica e pode ter transmissão autossômica recessiva. Os indivíduos afetados apresentam maior risco de câncer, principalmente de cólon ascendente.
E
Apesar da ausência de polipose, observam-se, em 20% dos indivíduos portadores da síndrome de Lynch, adenomas colônicos, de localização preferencial à direita.
Considere as afirmações sobre depressão e demência no idoso: I - Na depressão, o início dos sinais e dos sintomas tem data precisa, enquanto na demência isto não é tão evidente. II - Na depressão, a queixa de perda cognitiva é enfatizada; na demência, minimizada. III - Tanto na depressão quanto na demência, a perda de memória é maior para a recente do que para a remota. Quais estão corretas?
A sífilis congênita é considerada um dos marcadores da boa assistência dos serviços de saúde, mas, nos casos em que o acompanhamento da gestante é carente, é importante a atenção ao recém-nascido. Quanto à clínica da doença no recém-nascido, assinale a alternativa incorreta.
O Lavado Peritonial Diagnóstico é uma ferramenta rápida na identificação de lesões intra-abdominais em casos de trauma contuso, em pacientes com hipotensão e sem indicação óbvia de exploração cirúrgica abdominal. É critério de positividade no Lavado Peritoneal Diagnóstico:
Em relação às hérnias de parede abdominal, pode-se afirmar que:
Compartilhar