Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

O câncer colorretal hereditário não polipoide (hereditary non-polypoid colorectal câncer – HNPCC) é uma das síndromes mais comuns de predisposição ao câncer (10 a 12% dos pacientes com câncer colorretal são portadores da síndrome). Assinale a afirmativa INCORRETA.

A
Acometendo exclusivamente o cólon e/ou reto, é chamada de síndrome de Lynch 1.
B
Associada a neoplasia extracolônica, como estômago, intestino delgado, endométrio, pâncreas, via urinária (principalmente tumor de células transicionais da pelve renal e ureter) e biliar, é chamada de síndrome de Lynch 2.
C
Os portadores da síndrome nascem com uma mutação germinativa em um dos alelos dos genes hMSH2, hMLH1, hPMS1 e hPMS2, gens responsáveis pelo reparo do DNA.
D
A doença é esporádica e pode ter transmissão autossômica recessiva. Os indivíduos afetados apresentam maior risco de câncer, principalmente de cólon ascendente.
E
Apesar da ausência de polipose, observam-se, em 20% dos indivíduos portadores da síndrome de Lynch, adenomas colônicos, de localização preferencial à direita.
Sobre as úlceras pépticas é CORRETO afirmar:
Com respeito à hipertensão arterial é CORRETO afirmar:
Assinale a assertiva correta sobre endometriose pélvica:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do caso clínico abaixo: Mulher de 23 anos, tentando gestar pela primeira vez, consultou por ter apresentado cólicas importantes e eliminação de coágulos volumosos há 2 dias. Referiu que há 3 semanas a dosagem ß-hCG fora positiva e a ultrassonografia revelara saco gestacional intrauterino sem presença de embrião. Ao exame físico, observou sangramento vaginal moderado. Ao exame especular, o colo estava aberto e, ao toque, o útero estava amolecido, mas não aumentado. Trata-se provavelmente de um aborto ______ por fatores _______, sendo ________ esvaziamento do útero.
Compartilhar