Questões na prática

Cirurgia

Endocrinologia

Hematologia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

O câncer de esôfago é a sexta causa de neoplasia no mundo e a terceira do trato digestivo. Baseado nestas informações, marque o item INCORRETO.

A
O carcinoma epidermoide é a mais comum neoplasia de esôfago, embora o adenocarcinoma venha aumentando em incidência nos últimos tempos.
B
Os sintomas mais comuns do câncer de esôfago são disfagia, perda de peso, dor, vômitos e tosse.
C
Fatores de risco relacionados à neoplasia de esôfago incluem esôfago de Barrett, acalásia, tilose, lesões cáusticas, síndrome de Plummer-Vinson e tabagismo.
D
A disseminação da neoplasia pode dar-se por via linfática, hematogênica, continuidade ou contiguidade.
E
O diagnóstico é frequentemente feito em fases iniciais da doença, como consequência dos sintomas precoces da neoplasia.
Um menino de 3 anos de idade está internado na enfermaria de pediatria com diagnóstico de Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA). Com relação a esta doença pode-se afirmar:
Um paciente de 6 anos de idade foi internado na enfermaria pediátrica com linfadenomegalia cervical e axilar do lado direito. Alguns gânglios estavam ulcerados e fistulizados, drenando secreção ganglionar. Das doenças citadas abaixo, assinale aquela que menos provavelmente apresenta esta evolução:
Uma criança após ser atendida no ambulatório foi encaminhada ao laboratório para realização de alguns exames complementares inclusive o da velocidade de hemossedimentação (VHS). Com relação a este exame pode se afirmar:
Recém-nascido a termo de parto vaginal apresentou vômitos e fezes sanguinolentas no segundo dia de vida. O exame clínico do recém-nascido não revelou qualquer outra anormalidade. As fezes diluídas em solução salina e centrifugadas produziram um sobrenadante de cor rósea. O sobrenadante tratado com uma solução de hidróxido sódio a 1% sofreu alteração de coloração, apresentando coloração amarelo-pardacento. Qual é o diagnóstico mais provável?
Compartilhar