Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

O câncer do colo do útero:

A
É mais prevalente em mulheres com início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros.
B
Acomete principalmente mulheres com mais de 60 anos.
C
Tem como principais agentes etiológicos os HPV tipo 6 e 11.
D
É de difícil tratamento, mesmo quando diagnosticado em fases iniciais.
E
Pode ser percebido pela mulher nas fases iniciais pelo aparecimento de corrimentos.
Paciente do sexo masculino, 64 anos, raça negra, canhoto, 110kg, diabético e hipertenso, com perda progressiva da função renal. No momento possui clearence de creatinina de 15ml/min, mantendo-se este, em queda. Paciente possui todas as veias dos membros superiores pérveas e de bom calibre, assim como pulsos amplos e cheios ao exame físico dos membros superiores. A ecografia vascular confirmou tais informações. O acesso de eleição para confecção da fístula neste paciente é:
O sinal da “dupla bolha” na radiografia simples AP de abdome em ortostatismo é patognomônico de:
Habitualmente, qual das veias relacionadas a seguir, em seu trajeto rumo à veia cava inferior, cruza anteriormente a aorta abdominal, demarcando o limite superior da dissecação do colo aneurismático nos casos de aneurisma de aorta abdominal infrarrenal.
Sobre a fisiologia da contração vesical, considere as afirmativas a seguir. I. O sistema nervoso simpático depende, principalmente, da estimulação de 5 alfa redutase que atua em receptores na base da bexiga, próstata e uretra.; II. O sistema nervoso parassimpático atua, principalmente, através da liberação da acetilcolina que estimula receptores muscarínicos no detrusor.; III. Os esfíncteres liso e estriado são inervados por fibras simpáticas e parassimpáticas.; IV. Durante a fase de enchimento da bexiga, há ativação dos nervos aferentes vesicais e inibição reflexa da bexiga via nervo-hipogástrico. Assinale a alternativa correta.
Compartilhar