Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Neurologia

O câncer gástrico é o segundo tumor mais frequente em todo o mundo. O tratamento de escolha é a gastrectomia e o prognóstico de sobrevida é significativamente pior naqueles que têm metástases linfonodais. A linfadenectomia preconizada em nosso meio é chamada de “D2” por quê:

A
retira linfonodos próximos à segunda porção duodenal.
B
efetua a dissecção ampliada dos gânglios intercavoaórticos.
C
exige a remoção da cápsula pancreática em todos os casos.
D
remove as estações linfonodais perigástricas e extraperigástricas.
E
associa esplenectomia mesmo nos tumores do estômago distal.
Adolescente é adequadamente vacinado para hepatite B. O perfil sorológico anti-HBs, anti-HBc e anti-Hbe esperado é, respectivamente:
Uma senhora de 63 anos foi admitida no PAM após ter sido encontrada caída em sua residência. Ao exame físico nota-se nível de consciência rebaixado (Glasgow 11), ausculta cardíaca irregular e desvio conjugado do olhar para a esquerda. ECG compatível com fibrilação atrial. TC mostra hipodensidade acometendo todo o território da artéria cerebral média esquerda, apagamento de sulcos corticais e discreto desvio de linha média. Das medidas abaixo qual deverá ser evitada inicialmente:
Nos últimos anos, os casos autóctones de leishmaniose visceral têm expandido sua área do sul de MG, ES e MS, acometendo a faixa etária pediátrica. São considerados critérios de cura as afirmativas abaixo, EXCETO:
Em relação à Coagulação Intravascular Disseminada (CIVD) em pediatria, assinale a alternativa incorreta.
Compartilhar