Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Neurologia

O câncer gástrico é o segundo tumor mais frequente em todo o mundo. O tratamento de escolha é a gastrectomia e o prognóstico de sobrevida é significativamente pior naqueles que têm metástases linfonodais. A linfadenectomia preconizada em nosso meio é chamada de “D2” por quê:

A
retira linfonodos próximos à segunda porção duodenal.
B
efetua a dissecção ampliada dos gânglios intercavoaórticos.
C
exige a remoção da cápsula pancreática em todos os casos.
D
remove as estações linfonodais perigástricas e extraperigástricas.
E
associa esplenectomia mesmo nos tumores do estômago distal.
Paciente do sexo feminino, 25 anos, iniciou há 6 meses com ptose palpebral direita com piora no final de tarde. Há 4 meses, dificuldade para subir escadas. Há 1 semana, durante infecção de vias aéreas superiores, evoluiu para disfagia e dispneia. Foi realizado diagnóstico de miastenia gravis. Sobre essa paciente, assinale a alternativa INCORRETA.
Paciente de 36 anos de idade apresenta fraqueza da mão esquerda. Ao exame observa-se atrofia do músculo primeiro interósseo dorsal. Isso pode indicar lesão em que raiz espinhal?
Leia o caso clínico a seguir. Um paciente de 28 anos, do sexo masculino, procurou atendimento médico devido a edema generalizado há dois meses, hipertensão arterial, história prévia de três episódios de hematúria macroscópica isolada nos últimos dois anos, sem investigação. Os exames solicitados revelaram: creatinina = 1,5 mg/dl, ureia = 52 mg/dl, dosagem de C3 normal, EAS com proteinúria +++, hemácias= 55000, pesquisa de hemácias dismórficas na urina positiva com presença de acantócitos, proteinúria = 3,9 g/24horas, hipoalbuminemia e hipercolesterolemia, sorologias positivas para vírus B, C e HIV negativas, FAN não reagente, ultrassom renal com rins de tamanho e volume normais. Foi submetido à biópsia renal percutânea.Os achados histopatológicos e o diagnóstico mais provável, nesse caso, são, respectivamente:
A Asma Brônquica é doença de grande importância e sobre ela podemos afirmar que
Compartilhar