Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

O carcinoma hepatocelular é a principal neoplasia primária do fígado. A hepatite que, mais frequentemente, é capaz de levar ao seu desenvolvimento, mesmo na ausência de cirrose, é a do tipo:

A
B.
B
C.
C
E.
D
G.
Mulher de 37 anos, com sangramento genital irregular. Ao exame ginecológico identificou-se lesão vegetante no lábio anterior do colo uterino medindo 2,0 cm. Os paramétrios não estão comprometidos pelo toque retal e não há metástases a distância. Sabendo-se que a biópsia revelou carcinoma espinocelular invasivo, qual o tratamento indicado?
Um chefe de família recebe diagnóstico de tuberculose pulmonar e inicia o tratamento preconizado. A esposa, puérpera, apresenta quadro clínico e radiológico compatível com tuberculose pulmonar. O casal tem um filho de 5 dias de vida, nascido a termo, parto normal, pesando 3.240g, Apgar 9 e 10, que recebeu a vacina BCG. Qual a conduta diante do recém-nascido para protegê-lo das formas graves de tuberculose?
Uma bactéria (sp) pode se tornar resistente à cefalosporina por alterações bioquímicas, como:
Um paciente masculino de 61 anos foi submetido à colonoscopia por história familiar de câncer de cólon. O exame evidenciou diverticulose. Preocupado com sua saúde, o paciente quer saber sobre complicações futuras desse achado. Qual a probabilidade desse paciente assintomático desenvolver diverticulite?
Compartilhar