Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Infectologia

Neurologia

O cirurgião que trabalha como referência de sua equipe de saúde da família te procura buscando informações sobre a utilização de antibiótico profilático para procedimento periodontal e de limpeza profilática de dentes ou implantes, uma vez que prevê, pelas condições do paciente, que ocorrerá sangramento. Em relação às questões colocadas por ele, pode-se dizer que:

A
As condições cardíacas em que a profilaxia da endocardite bacteriana não está indicada incluem: prolapso da valva mitral, miocardite hipertrófica e cirurgia de revascularização miocárdica prévia.
B
Para as pessoas alérgicas à penicilina que têm a indicação de profilaxia está indicado o uso de ciprofloxacina ou de claritromicina 1 hora antes do procedimento a ser realizado.
C
O esquema padrão para profilaxia é baseado no uso de amoxilina 1 hora antes do procedimento, mantida até 48 horas após.
D
Presença de valva protética e episódio prévio de endocardite infecciosa representam condições cardíacas em que o uso da profilaxia para endocardite bacteriana está indicado.
E
Tratamento endodôntico intracanal, odontologia restauradora e colocação de próteses removíveis representam outros procedimentos dentários em que a profilaxia da endocardite infecciosa é indicada.
Considere as assertivas sobre crianças com autismo, e preencha os parênteses com V (Verdadeiro) e F (Falso). Crianças autistas: ( ) apresentam grandes prejuízos na interação social e na comunicação; ( ) têm, em sua maioria, diagnóstico associado de retardo mental; ( ) iniciam o quadro clínico entre 6 e 12 anos de idade, geralmente; ( ) realizam movimentos repetitivos como flapping das mãos e balanceio do corpo; ( ) apresentam, como um dos critérios diagnósticos, alucinações auditivas por um período de 7 dias. O correto preenchimento dos parênteses, é:
Qual a situação indicaria tratamento cirúrgico de urgência em um paciente adulto jovem previamente hígido com história de cólica renal e diagnóstico de cálculo ureteral?
Analise as assertivas abaixo sobre os pacientes indicados ao tratamento antimicrobiano para bacteriúria assintomática: I. Gestantes. II. Pacientes neutropênicos. III. Pacientes submetidos à cirurgia urológica. Quais estão corretas?
Paciente, 23 anos, após traumatismo abdominal fechado, apresenta dor em andar superior do abdome, náuseas e vômitos. Ao exame radiológico contrastado do tubo digestivo, observa-se imagem de “mola em espiral” na segunda e terceira porções do duodeno. O diagnóstico provável é de:
Compartilhar