Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Infectologia

Neurologia

O cirurgião que trabalha como referência de sua equipe de saúde da família te procura buscando informações sobre a utilização de antibiótico profilático para procedimento periodontal e de limpeza profilática de dentes ou implantes, uma vez que prevê, pelas condições do paciente, que ocorrerá sangramento. Em relação às questões colocadas por ele, pode-se dizer que:

A
As condições cardíacas em que a profilaxia da endocardite bacteriana não está indicada incluem: prolapso da valva mitral, miocardite hipertrófica e cirurgia de revascularização miocárdica prévia.
B
Para as pessoas alérgicas à penicilina que têm a indicação de profilaxia está indicado o uso de ciprofloxacina ou de claritromicina 1 hora antes do procedimento a ser realizado.
C
O esquema padrão para profilaxia é baseado no uso de amoxilina 1 hora antes do procedimento, mantida até 48 horas após.
D
Presença de valva protética e episódio prévio de endocardite infecciosa representam condições cardíacas em que o uso da profilaxia para endocardite bacteriana está indicado.
E
Tratamento endodôntico intracanal, odontologia restauradora e colocação de próteses removíveis representam outros procedimentos dentários em que a profilaxia da endocardite infecciosa é indicada.
Menino, 2 anos, recebe o diagnóstico de fimose. Assinale a alternativa correta:
Os transtornos de ansiedade têm elevada prevalência na população geral e podem levar a significativo comprometimento sócio-ocupacional nos indivíduos acometidos. Dentre esses transtornos, o do pânico:
O "teste do coraçãozinho" é um exame simples, indolor, rápido e que deve fazer parte da triagem de rotina de todos os recém-nascidos, pois é importante para o diagnóstico precoce de uma cardiopatia congênita crítica. O teste consiste na realização de oximetria de pulso
O assim chamado “Teste do pezinho” recomendado pelo Ministério da Saúde é teste preventivo para quais patologias?
Compartilhar