Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Infectologia

Neurologia

O cirurgião que trabalha como referência de sua equipe de saúde da família te procura buscando informações sobre a utilização de antibiótico profilático para procedimento periodontal e de limpeza profilática de dentes ou implantes, uma vez que prevê, pelas condições do paciente, que ocorrerá sangramento. Em relação às questões colocadas por ele, pode-se dizer que:

A
As condições cardíacas em que a profilaxia da endocardite bacteriana não está indicada incluem: prolapso da valva mitral, miocardite hipertrófica e cirurgia de revascularização miocárdica prévia.
B
Para as pessoas alérgicas à penicilina que têm a indicação de profilaxia está indicado o uso de ciprofloxacina ou de claritromicina 1 hora antes do procedimento a ser realizado.
C
O esquema padrão para profilaxia é baseado no uso de amoxilina 1 hora antes do procedimento, mantida até 48 horas após.
D
Presença de valva protética e episódio prévio de endocardite infecciosa representam condições cardíacas em que o uso da profilaxia para endocardite bacteriana está indicado.
E
Tratamento endodôntico intracanal, odontologia restauradora e colocação de próteses removíveis representam outros procedimentos dentários em que a profilaxia da endocardite infecciosa é indicada.
Menino, lactente de sete meses de idade, há seis horas começou com vômitos biliosos, crises de choro com períodos de acalmia, distensão abdominal e evacuações com muco e sangue. São diagnósticos possíveis deste quadro:
Fístulas biliares e pancreáticas representam um desafio ao cirurgião. Fístulas pancreáticas podem ocorrer após pancreatite aguda, operações sobre o pâncreas ou podem ser secundárias a trauma abdominal aberto ou fechado. Já as fístulas biliares ocorrem mais frequentemente após operações sobre a vesícula ou as vias biliares por afecções benignas ou malignas. Sobre o manejo desses pacientes, assinale a alternativa INCORRETA. Qual dos procedimentos abaixo é inapropriado no manejo destes pacientes?
Classifique o Apgar do recém-nascido que apresenta as características abaixo: - Ao final do primeiro minuto de vida: frequência cardíaca de 120 bpm, respiração iregular, movimentação ativa, responde com careta à introdução do cateter na narina, corpo róseo e extremidades cianóticas. - Ao final do quinto minuto: frequência cardíaca de 140 bpm, chorando com boa respiração, mantendo movimentação ativa, apresentando tosse à passagem de cateter nasal e completamente róseo.
Marque a afirmativa correta:
Compartilhar