Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Infectologia

Neurologia

O cirurgião que trabalha como referência de sua equipe de saúde da família te procura buscando informações sobre a utilização de antibiótico profilático para procedimento periodontal e de limpeza profilática de dentes ou implantes, uma vez que prevê, pelas condições do paciente, que ocorrerá sangramento. Em relação às questões colocadas por ele, pode-se dizer que:

A
As condições cardíacas em que a profilaxia da endocardite bacteriana não está indicada incluem: prolapso da valva mitral, miocardite hipertrófica e cirurgia de revascularização miocárdica prévia.
B
Para as pessoas alérgicas à penicilina que têm a indicação de profilaxia está indicado o uso de ciprofloxacina ou de claritromicina 1 hora antes do procedimento a ser realizado.
C
O esquema padrão para profilaxia é baseado no uso de amoxilina 1 hora antes do procedimento, mantida até 48 horas após.
D
Presença de valva protética e episódio prévio de endocardite infecciosa representam condições cardíacas em que o uso da profilaxia para endocardite bacteriana está indicado.
E
Tratamento endodôntico intracanal, odontologia restauradora e colocação de próteses removíveis representam outros procedimentos dentários em que a profilaxia da endocardite infecciosa é indicada.
O segmento I do fígado:
Conforme conceitos abaixo, indique se falso [F] ou verdadeiro [V] e assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA: ( ) A infecção do campo operatório é definida como aquela que ocorre nos trinta primeiros dias do período pós-operatório, inclusive quando são utilizados implantes de materiais sintéticos. ( ) Herniorrafias, safenectomias e histerectomias são exemplos de feridas operatórias classificadas como limpas. ( ) As drenagens de abcessos em geral são exemplos de feridas operatórias classificadas como infectadas ou sujas. ( ) As colectomias e as enxertias para úlceras de pressão são exemplos de feridas operatórias classificadas como contaminadas. ( ) As colecistectomias e as gastrectomias são feridas operatórias classificadas como potencialmente contaminadas ou limpas-contaminadas. Referência: MARQUES, R.G. e colaboradores - Técnica operatória e cirurgia experimental. Editora Guanabara Koogan, 2005.
Qual a etiologia mais comum de dilatação do trato urinário diagnosticada no período antenatal:
Sobre Ruptura Prematura de Membranas (RUPREME), pode-se afirmar que:
Compartilhar