Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

O clínico geral solicitou para um arquiteto de 40 anos de idade, com queixa de cefaleia intermitente, um exame de ressonância magnética que mostrou um cisto coloide no terceiro ventrículo. A complicação mais comum dessa lesão é:

A
Hemianopsia bitemporal.
B
Ataxia de marcha.
C
Atrofia óptica.
D
Oscilopsia.
E
Hidrocefalia.
Qual a conduta em relação a um indivíduo que nunca tomou vacinas antirrábicas anteriormente e apresenta mordedura na superfície palmar da mão direita, provocada por um gato desconhecido?
Gestante HIV positiva, em trabalho de parto, recebeu Zidovudina 2 mg/kg em 1 hora, seguida de infusão continua de 1 mg/kg/hora até o nascimento da criança. A conduta mais adequada para o RN é:
Há 48 horas, pré-escolar de quatro anos apresenta febre alta, tosse produtiva, recusa alimentar e taquipneia. Apresenta infecção pelo HIV adquirido pela transmissão vertical e usa regularmente as medicações antirretrovirais. Ao exame, há diminuição do murmúrio vesicular e estertores crepitantes nos dois terços inferiores do hemitórax direito. A radiografia de tórax mostra condensação e derrame pleural pequeno. Baseado na principal hipótese diagnóstica, a conduta recomendada é:
Mulher de 45 anos admitida com queixas de cefaleia intensa, sudorese, taquipneia, palpitações e vômitos. Ao exame, apresentava PA: 220 x 110 mmHg, FC: 112 bpm , rubor facial e extrema ansiedade. Qual a MELHOR hipótese diagnóstica para o caso?
Compartilhar