Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Assinale a alternativa em relação à doença maligna da mama, na qual a primeira coluna NÃO SE REFERE ao item citado a seguir.

A
Rastreio -------------------------------- Mamografia anual
B
Tumor 2 cm --------------------------- Mastectomia
C
Axila positiva ------------------------- Quimioterapia adjuvante
D
Hiperplasia Ductal Atípica -------- Controle rigoroso
Menino, 18 meses de idade, chega ao pronto atendimento porque, 30 minutos antes, na vigência de febre (39°C) iniciada havia poucas horas, apresentou crise convulsiva tônico-clônica generalizada com 5 minutos de duração, cedendo espontaneamente. Não havia antecedentes pessoais importantes e o desenvolvimento psicomotor era normal. A mãe havia tido uma convulsão febril na mesma idade. Ao exame, bom estado geral, consciente, curioso, exame neurológico normal. Apresentava tosse, rinorreia hialina, hiperemia da orofaringe. Estava eupneico e a ausculta pulmonar era normal. Assinale a alternativa que apresenta a CONDUTA INICIAL MAIS APROPRIADA.
Paciente masculino, 40 anos de idade, foi submetido a uma gastrectomia total por câncer. A via de acesso foi uma laparotomia mediana supraumbilical. No quinto dia pós-operatório, apresentou sinais clínicos e laboratoriais de infecção. A etiologia MAIS COMUM é:
Embora a rinite alérgica seja doença de diagnóstico predominantemente clínico, a avaliação laboratorial pode ajudar na identificação etiológica. Dentre as alternativas abaixo, qual apresenta afirmação CORRETA na investigação laboratorial da rinite alérgica?
Paciente feminina, 55 anos, hipertensa e diabética, com história de dislipidemia e com índice de massa corpórea de 48 kg/m², procura atendimento no ambulatório de Cirurgia Bariátrica com desejo de realizar cirurgia de redução de estômago, estando apta para realizar o procedimento após avaliação rigorosa com equipe multidisciplinar. Foi indicado procedimento tipo misto como escolha cirúrgica. Assinale a alternativa que representa esta técnica.
Compartilhar