O conhecimento das adaptações fisiológicas durante a gestação é importante para as considerações terapêuticas das emergências médicas que acometem as pacientes grávidas. No terceiro trimestre, normalmente:
A
o débito cardíaco aumenta, o volume sanguíneo diminui e o volume residual pulmonar e o volume corrente se elevam.
B
o débito cardíaco não se altera significativamente, o volume sanguíneo aumenta consideravelmente, o volume residual pulmonar diminui e o volume corrente se mantém normal.
C
o débito cardíaco e o volume sanguíneo se elevam, o volume residual pulmonar diminui e o volume corrente aumenta.
D
o débito cardíaco não se altera consideravelmente, o volume sanguíneo aumenta, o volume residual pulmonar diminui e o volume corrente se mantém normal.
E
o débito cardíaco aumenta, o volume sanguíneo se eleva um pouco, o volume residual pulmonar se mantém normal e o volume corrente se eleva.
Outras questões
Em relação à pesquisa de Linfonodo Sentinela (LS) em câncer, podemos afirmar que:
I - a pesquisa de LS em melanoma cutâneo está indicada quando se constata espessura de Breslow maior ou igual a 0,76.
II - a pesquisa do LS em cabeça e pescoço é mais complexa, havendo maior dificuldade para identificação em função da proximidade de estruturas nobres e da variação da drenagem linfática.
III - a pesquisa do LS em câncer de mama está indicada somente para tumores maiores que 3 cm com axila clinicamente negativa.
Com relação às drogas para o tratamento do tabagismo relacione as colunas:
A- Bupropiona
B- Vareniclina
C- Clonidina
D- Terapia de reposição da Nicotina
1- Risco de convulsões.
2- Deve ser introduzida tão logo o paciente pare de fumar.
3- Suspensão abrupta pode ocasionar crise hipertensiva.
4- Reduz a satisfação de fumar por efeito antagonista ao da nicotina.
Tríade característica de Glomerulonefrite difusa aguda.
Mulher de 50 anos apresenta sinusites de repetição e quadro crônico de tosse com hemoptise. A radiografia de tórax mostra infiltrados pulmonares difusos, a proteinúria de 24 horas vale 1,8 gramas, a creatinina sérica é de 1,6 mg/dl. A pesquisa de bacilos álcool-ácidos resistentes no escarro é negativa e o anti-HIV é não reagente. Para confirmar a principal hipótese diagnóstica deve-se dosar anticorpo anti: