Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

O conhecimento das adaptações fisiológicas durante a gestação é importante para as considerações terapêuticas das emergências médicas que acometem as pacientes grávidas. No terceiro trimestre, normalmente:

A
o débito cardíaco aumenta, o volume sanguíneo diminui e o volume residual pulmonar e o volume corrente se elevam.
B
o débito cardíaco não se altera significativamente, o volume sanguíneo aumenta consideravelmente, o volume residual pulmonar diminui e o volume corrente se mantém normal.
C
o débito cardíaco e o volume sanguíneo se elevam, o volume residual pulmonar diminui e o volume corrente aumenta.
D
o débito cardíaco não se altera consideravelmente, o volume sanguíneo aumenta, o volume residual pulmonar diminui e o volume corrente se mantém normal.
E
o débito cardíaco aumenta, o volume sanguíneo se eleva um pouco, o volume residual pulmonar se mantém normal e o volume corrente se eleva.
Qual das seguintes estratégias comprovadamente reduz a duração do íleo paralítico pós-operatório?
Durante a consulta de primeiro mês de um lactente de parto vaginal a termo, sem nenhuma intercorrência, você observa que a criança está estrábica. A conduta a ser tomada nessa situação será:
Você está examinando um recém-nascido em programação de alta hospitalar no alojamento conjunto e, ao realizar triagem neonatal com oximetria de pulso (“teste do coraçãozinho”), observa que a saturação no membro superior direito é de 98% e a do membro inferior é 94% em duas medições com intervalo de uma hora entre elas. Qual o significado desse achado e a conduta adequada a seguir?
Paciente de 13 anos de idade, sexo masculino, queixa-se de dor em região anterior do joelho direito. Ele pratica handebol 3 vezes por semana. A radiografia do joelho mostra um ossículo na inserção do ligamento patelar junto à tuberosidade anterior da tíbia. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Compartilhar