Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

O crescimento e desenvolvimento dos diferentes sistemas e órgãos apresentam características próprias inerentes a cada etapa de vida do indivíduo. Sobre isso, assinale a alternativa correta:

A
O processo de mielinização do sistema nervoso apresenta seu desenvolvimento máximo na faixa etária de 8 a 12 anos de idade.
B
O tecido linfático apresenta seu pico máximo de desenvolvimento nos 2 primeiros anos de vida.
C
Todos os centros primários de ossificação dos ossos longos só aparecem após o nascimento.
D
O crescimento linear apresenta 2 picos de crescimento acelerado: nos 3 primeiros anos de vida e na adolescência.
Homem, 28 anos de idade, é levado à emergência com grave trauma craniano, após queda de cinco metros de altura. Foi intubado pelo serviço de atendimento pré-hospitalar, devido ao rebaixamento do nível de consciência. Apresenta-se taquicárdico, hipotenso e com sinais evidentes de fratura de crânio, sendo que a pupila direita está dilatada. Qual das seguintes medidas deve ser realizada imediatamente no sentido de reduzir a pressão intracraniana?
Paciente masculino é levado ao pronto-socorro por familiares, por quadro confusional com 48 horas de evolução. Os familiares relatam que o paciente apresenta dificuldade de marcha desde o início do quadro. Previamente assintomático, etilista de 1 litro de destilado/dia há 15 anos. Há 2 dias sem ingestão alcoólica. Ao exame, apresenta-se confuso, emagrecido, afebril, anictérico, ausência de rigidez de nuca, com nistagmo pronunciado, marcha atáxica, sem outras alterações neurológicas. A conduta terapêutica MAIS CORRETA é:
Com relação ao atendimento de pacientes politraumatizados, é INCORRETO afirmar que:
O diagnóstico específico de perfuração do intestino grosso, em um paciente com ferimento abdominal, é definido:
Compartilhar