Questões na prática

Pediatria

Cirurgia

Cirurgia Geral

O débito cardíaco sofre maior redução com o seguinte anestésico gasoso:

A
halotano.
B
isoflurano.
C
desflurano.
D
óxido nitroso.
E
enflurano.
Paciente vítima de queimadura por líquido fervente em dorso apresenta-se à sala de urgência com 20% de área corporal queimada, com queimaduras de 2º grau superficial e profundo, com flictenas íntegras e rotas. Apresenta-se lúcido, orientado, com PA: 120 x 80 mmHg, FC: 96 bpm, FR: 22 irpm, saturando a 98% em ar ambiente. Qual a conduta inicial a ser tomada?
Uma menina de 9 anos apresenta-se com edema doloroso na superfície anterior das pernas, que persiste há cerca de três dias. O exame revela nódulos eritematosos sensíveis, com 1-2 cm de diâmetro, nas superfícies extensoras das pernas. O restante do exame físico é irrelevante. Quais dos seguintes exames complementares têm probabilidade de confirmar a causa dessas nodosidades?
Recém-nascido, com 4 horas de vida, com sofrimento respiratório, recebendo 80% de oxigênio, 30 semanas de idade gestacional pediátrica, 1100 g de peso de nascimento. A mãe entrou em trabalho de parto, com bolsa rota de 20 horas, líquido amniótico claro. Não fez pré-natal. Considerando que esse recém-nascido tenha pneumonia congênita, qual o patógeno mais frequentemente encontrado nesses casos?
A hérnia inguinal direta representa qual tipo na classificação de Nyhus:
Compartilhar