Questões na prática

Pediatria

Otorrinolaringologia

Doenças Respiratórias

O diagnóstico da sinusite na infância baseia-se obrigatoriamente:

A
na história.
B
em raio X de seios da face.
C
em tomografia computadorizada de seios da face.
D
em transiluminação dos seios da face.
E
em nasofibroscopia.
Menina de 5 anos apresenta rinossinusite bacteriana recorrente. Não apresenta refluxo gastroesofágico, imunodeficiência, imotilidade ciliar ou fibrose cística. O otorrinolaringologista realizou endoscopia nasal e verificou adenoidite. Sugeriu a realização de adenoidectomia. Qual seria a melhor conduta do pediatra?
Recém-nascido (RN) termo, adequado para a idade gestacional, nascido de parto normal sem intercorrências. Mãe 33 anos de idade, primigesta, pré-natal sem complicações. Ao nascimento RN estava hipotônico e apresenta frequência cardíaca (FC) de 40 batimentos por minuto (bpm). Oxigênio foi administrado com balão e máscara e ele foi intubado; sua FC permaneceu de 40 bpm. Qual é o passo seguinte na reanimação?
Um adolescente de 16 anos vai ao médico por apresentar dor no ouvido direito de início há um dia, antecedida por febre (temp. 38,7°C), odinofagia e rinorreia hialina, há três dias. Ao exame, apresentava dor à manipulação do canal auditivo e abaulamento da membrana timpânica do ouvido direito. Em relação a este caso, é correto afirmar que:
Em relação à artrite reumatoide juvenil, responda a alternativa correta.
Compartilhar