Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

O diagnóstico de anemia ferropriva é indicado pelos seguintes parâmetros séricos: I- ferro baixo. II- ferritina baixa. III- ferritina normal. IV- saturação de transferrina baixa. V- saturação de transferrina alta. Estão corretos os parâmetros:

A
I e III apenas.
B
I e IV apenas.
C
II e V apenas.
D
I, II e IV apenas.
E
I, II e III apenas.
Uma paciente de 48 anos, praticante de jiu-jitsu, comparece à consulta em caráter de emergência, queixando-se de quadro de vertigem. Segundo informa, suas crises têm ocorrido de forma intermitente nos últimos meses, sempre associadas a movimentos bruscos enquanto ela se encontra deitada na cama. A realização da manobra de Dix-Hallpike evoca a instalação de nistagmo horizontal com componente rápido para a direita, além de náuseas. A paciente não apresenta qualquer comprometimento auditivo. A melhor conduta para a paciente é:
Em relação ao cálculo renal, é CORRETO afirmar que:
Com relação às hérnias de parede abdominal, assinale a alternativa incorreta:
Sobre parada cardiocirculatória pediátrica, analise as afirmativas. I - Diante de dois socorristas, o ritmo de reanimação (ventilações/compressões torácicas) deve ser de 5 ventilações: 15 compressões torácicas. II - A principal causa de parada cardiocirculatória em pediatria é a hipóxia e o ritmo de parada principal é em assistolia. III - Hipercalemia é uma das causas de fibrilação ventricular. Está CORRETO o que se afirma em:
Compartilhar