Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

O diagnóstico de anemia ferropriva é indicado pelos seguintes parâmetros séricos: I- ferro baixo. II- ferritina baixa. III- ferritina normal. IV- saturação de transferrina baixa. V- saturação de transferrina alta. Estão corretos os parâmetros:

A
I e III apenas.
B
I e IV apenas.
C
II e V apenas.
D
I, II e IV apenas.
E
I, II e III apenas.
Num paciente com quadro de cetoacidose diabética, é correto afirmar:
Em termos de saúde pública, qual é o exame mais importante para confirmar o diagnóstico de tuberculose pulmonar?
Um paciente de 54 anos, masculino, com quadro de icterícia obstrutiva e emagrecimento. Colangioressonância revela tumoração na via biliar, na confluência dos hepáticos, com invasão do ramo esquerdo da artéria hepática. A melhor conduta a ser adotada é:
Analise a seguinte situação: Um paciente de 17 anos que apresenta sinais clínicos de infecção da ferida operatória para uma ressecção de cisto tireoglosso que transcorreu sem intercorrência. Como tratamento, realiza a limpeza da ferida, promove a drenagem com todos os cuidados de assepsia e envia o material para cultura e antibiograma. Prescreve um antibiótico terapêutico, supondo que o germe é aquele que estatisticamente predomina neste tipo de infecção. Você escolheu antibiótico para o tratamento de infecção por:
Compartilhar