Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

O diagnóstico de baixa estatura significa que a estatura da criança se situa, para seu sexo e idade, na curva de percentis:

A
abaixo do percentil 2,5
B
abaixo do percentil 50
C
entre o percentil 10 e 25
D
entre o percentil 2,5 e 10
E
entre o percentil 25 e 50
A síndrome que acompanha os quadros de placenta prévia é mais frequentemente caracterizada pela:
Assinale a alternativa que apresenta um medicamento que NÃO é utilizado para profilaxia da migrânea.
Paciente relata que após 18 horas do parto, a filha passou a apresentar icterícia na face e ao exame após 24 horas foi confirmado icterícia em face e tronco. A mãe é primigesta e não apresentou intercorrências durante a gestação. Recém-nascido de parto normal, com idade gestacional = 39 semanas, peso = 3200 g, choro forte, internado no alojamento conjunto com a mãe e recebendo leite materno sob livre demanda. Tipagem sanguínea da mãe O, Rh positivo e teste de Coombs indireto negativo. Recém-nascido sugando bem ao seio materno, sem outras alteraçãoes. Qual o provável diagnóstico e a conduta sequencial mais adequada:
Criança de 4 anos de idade com história de febre alta há seis dias, acompanhada de exantema macular e eritematoso em tórax e conjuntivite bilateral não purulenta. Ao exame físico observa-se linfadenopatia cervical de 3 cm de diâmetro, descamação em dedos das mãos e SS++/4+ em borda esternal esquerda. No hemograma apresenta neutrofilia e trombocitose. Em relação ao diagnóstico mais provável, é correto afirmar que:
Compartilhar