Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

O diagnóstico de certeza de infecção urinária no lactente é feito por meio de:

A
história clínica de choro frequente e baixo ganho de peso.
B
reação positiva do nitrito no exame de urina.
C
leucocitúria e reação positiva à leucoesterase no exame de urina.
D
presença de bactérias na cultura de urina coletada por meio de punção suprapúbica.
E
presença de bactérias na cultura de urina coletada por meio de saco coletor.
Paciente de 59 anos, masculino, com aumento do volume abdominal procura pela primeira vez atendimento médico. Apresenta aumento lento e progressivo do volume abdominal há dois meses, associado à fadiga. Ao exame físico, o paciente encontra-se emagrecido, ictérico +/4, com aumento do volume abdominal e sinal de Piparotte positivo. Em relação à ascite que ocorre nesse caso, está INCORRETO afirmar que:
Das condições a seguir, qual apresenta risco mais baixo como predisponente para endocardite infecciosa?
Homem, 32 anos, em bom estado geral, apresenta obstrução da via biliar, para a qual é solicitada CPER. Quais bactérias devem ser profilaticamente cobertas e qual o antibiótico de escolha?
Homem, 62 anos, tratou neoplasia de próstata por prostatovesiculectomia radical e linfadenectomia obturadora. O exame anatomopatológico revelou adenocarcinoma de próstata Gleason 7 (4+3), com invasão bilateral de cápsula e margens cirúrgicas extensamente comprometidas e linfonodos obturadores negativos para neoplasia. PSA zerou no PO, mas tornou-se maior que 0,2ng/mL 18 meses após a cirurgia. Qual a melhor conduta?
Compartilhar