Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

O diagnóstico definitivo de endometriose se baseia:

A
na dosagem sérica de CA 125.
B
no sintoma de dismenorreia associada a menorragia.
C
no sintoma de dismenorreia associada a infertilidade.
D
na laparoscopia.
E
na ressonância magnética.
Durante a realização de Colecistectomia Laparoscópica numa paciente de 40 anos, a Colangiografia intraoperatória identificou a presença de litíase com 6 mm de diâmetro no interior do colédoco. A melhor maneira para resolver essa situação é:
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequente. Os sinais mais precoces de sindrome compartimental são o déficit motor e o desaparecimento do pulso distal.
Um paciente de 25 anos de idade foi submetido à laparotomia mediana e está no primeiro dia pós-operatório. O paciente está hidratado, com boa diurese, mas continua em jejum. Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue o item a seguir. Caso a operação realizada nesse paciente tenha sido potencialmente contaminada, é recomendável que a antibioticoprofilaxia seja prolongada por mais 24 horas.
Motociclista de 18 anos acidenta-se com uma corda que o atinge na linha média do pescoço. Chega ao pronto-socorro dispneico e com a voz rouca. Exame físico: edema e enfisema subcutâneo em região cervical, edema de laringe, equimose submucosa e estreitamento da luz. A conduta é:
Compartilhar