Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

O diagnóstico diferencial doenças exantemáticas agudas na infância é fundamentalmente clínico. Assinale a alternativa incorreta:

A
O período prodrômico na Escarlatina tem como sinal importante a presença de amigdalite membranosa.
B
O Exantema Súbito surge inicialmente no tronco e, a seguir, acomete membros e face. A febre geralmente cai em lise ao surgir o exantema.
C
A palidez perioral (sinal de Filatov) e a linha vermelha na prega do cotovelo (Sinal da Pastia) são características do Sarampo.
D
O exantema pode não estar presente na rubéola em cerca de 40% dos casos (Rubéola subclínica).
E
Eritema infeccioso é causado pelo parvovírus B19, sendo que o exantena evolui em três fases, com curso recorrente.
Ricardo de 25 anos sofreu ferimento por arma branca na zona II da região cervical. Ao exame apresentava disfonia, enfisema subcutâneo e sangramento importante. Qual a conduta preconizada?
Ana Maria de 25 anos procura cirurgião com o resultado do anatomopatológico (AP) de uma lesão pigmentada da mão direita, retirada por biópsia excisional em outro serviço. O AP evidencia lesão pigmentada de 2,0 x 1,0 cm com melanoma maligno invadindo a derme papilar com Breslow de 0,75 cm e Clarck IV com margens de 1 cm livre. Qual deve ser a conduta?
A clássica tríade de Virchow, relacionada à etiopatogenia do tromboembolismo venoso consta dos seguintes fatores:
Uma paciente com 21 anos de idade, vítima de acidente automobilístico, deu entrada ao pronto-socorro com trauma toracoabdominal e cranioencefálico. A paciente estava no banco traseiro do veículo, sem cinto de segurança. Com base na situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir. Caso a paciente apresente hemotórax devido ao trauma, este deverá ser drenado no segundo espaço intercostal na linha hemiclavicular.
Compartilhar