O diagnóstico diferencial doenças exantemáticas agudas na infância é fundamentalmente clínico. Assinale a alternativa incorreta:
A
O período prodrômico na Escarlatina tem como sinal importante a presença de amigdalite membranosa.
B
O Exantema Súbito surge inicialmente no tronco e, a seguir, acomete membros e face. A febre geralmente cai em lise ao surgir o exantema.
C
A palidez perioral (sinal de Filatov) e a linha vermelha na prega do cotovelo (Sinal da Pastia) são características do Sarampo.
D
O exantema pode não estar presente na rubéola em cerca de 40% dos casos (Rubéola subclínica).
E
Eritema infeccioso é causado pelo parvovírus B19, sendo que o exantena evolui em três fases, com curso recorrente.
Outras questões
Paciente de 72 anos comparece a unidade básica de saúde (UBS) queixando-se de sintomas do trato urinário baixo (disúria, aumento da frequência e jato fraco). Refere ser portador de diabetes tipo 2, hipertensão arterial crônica e hepatite C em atividade. O exame físico revelou próstata de aproximadamente 60 gramas, lisa e com consistência parenquimatosa. Neste momento quais exames devem ser solicitados?
No caso de uma paciente, 78 anos, que apresente quadro de tonturas, com instabilidade e quedas recorrentes, deve-se investigar, EXCETO
A insuficiência venosa crônica pode ser avaliada com anamnese e exame físico minucioso. A classificação "CEAP" tem por finalidade facilitar o entendimento da doença. Quais os critérios de categoria e classificação que são utilizados?
O tipo mais comum de trauma genitourinário é o traumatismo fechado causado pela queda contra um objeto duro, chamada de "queda a cavaleiro" ou lesões em "selim", em que a uretra bulbar é esmagada contra os ramos púbicos. A presença de sangue no meato uretral, edema, equimose peniana ou perineal e dificuldade para urinar são apresentações clinicas típicas. Por qual motivo deve-se evitar o cateterismo uretral antes de uma avaliação radiográfica?