O diagnóstico diferencial doenças exantemáticas agudas na infância é fundamentalmente clínico. Assinale a alternativa incorreta:
A
O período prodrômico na Escarlatina tem como sinal importante a presença de amigdalite membranosa.
B
O Exantema Súbito surge inicialmente no tronco e, a seguir, acomete membros e face. A febre geralmente cai em lise ao surgir o exantema.
C
A palidez perioral (sinal de Filatov) e a linha vermelha na prega do cotovelo (Sinal da Pastia) são características do Sarampo.
D
O exantema pode não estar presente na rubéola em cerca de 40% dos casos (Rubéola subclínica).
E
Eritema infeccioso é causado pelo parvovírus B19, sendo que o exantena evolui em três fases, com curso recorrente.
Outras questões
A hipoglicemia é o distúrbio metabólico mais frequente no período neonatal. Qual a situação abaixo é considerada fator de risco para este distúrbio metabólico?
A clínica do pneumotórax hipertensivo caracteriza-se por:
Paciente de 29 anos, masculino, com queixa de dor na coluna lombar. Ao exame físico queixa dor à movimentação, certa rigidez e discreta cifose. RX da coluna lombar revela osteólise do corpo vertebral de L2. Foi feita hipótese diagnóstica de Mal ou Doença de Pott. Marque a alternativa mais correta para o caso.
Um motociclista sofreu fratura exposta de fêmur. O membro está pálido e com cianose dos dedos. Não se palpa pulso distal. Conduta mais apropriada: