Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

O diagnóstico diferencial doenças exantemáticas agudas na infância é fundamentalmente clínico. Assinale a alternativa incorreta:

A
O período prodrômico na Escarlatina tem como sinal importante a presença de amigdalite membranosa.
B
O Exantema Súbito surge inicialmente no tronco e, a seguir, acomete membros e face. A febre geralmente cai em lise ao surgir o exantema.
C
A palidez perioral (sinal de Filatov) e a linha vermelha na prega do cotovelo (Sinal da Pastia) são características do Sarampo.
D
O exantema pode não estar presente na rubéola em cerca de 40% dos casos (Rubéola subclínica).
E
Eritema infeccioso é causado pelo parvovírus B19, sendo que o exantena evolui em três fases, com curso recorrente.
Em quadro clínico de colestase com colúria, acolia fecal, prurido e aumento de Gama GT e FA, quais das doenças apresentam colestase intra-hepática?
Menino 3 anos apresenta massa abdominal que foi percebida pelos pais. O paciente é assintomático. Exame físico: Bom Estado Geral, massa abdominal que ocupa todo hemiabdome esquerdo. Considerando a principal hipótese diagnóstica nesse caso, as condições abaixo estão associadas, EXCETO:
Dona Glória, 62 anos, viúva, prendas do lar procurou seu médico com queixa de dispneia para caminhar no plano, edema de MMII, “falta de ar que piora à noite, melhorando quando ela se levanta e vai para janela tomar ar”. Ao exame o médico verificou pressão arterial de 140/90mmHg, frequência cardíaca = 105bpm. Trouxe um RX de tórax realizado em serviço de urgência que revelava índice cardiotoráxico = 0,6 e edema pulmonar intersticial. Em relação aos exames complementares que o médico de família deverá solicitar, assinale a afirmativa INCORRETA:
Homem de 66 anos é atendido em Centro de Saúde, relatando uso de amoxicilina de modo irregular há duas semanas para tratamento de otite média aguda. Queixa-se de diminuição da acuidade auditiva e dor retroauricular. Ao exame físico, encontra-se febril e com eritema na referida região retroauricular. Assinale a alternativa ERRADA em relação à abordagem dessa afecção:
Compartilhar