O diagnóstico mais provável em uma paciente com hipertensão arterial, hipocalemia, masculinização. Apresentando ao USG massa de sete centímetros em suprarrenal.
A
Doença de Cushing
B
Carcinoma adrenocortical funcionante
C
Hipernefroma
D
Feocrocitoma
E
Síndrome carcinoide
Outras questões
Ana Lúcia comparece ao Ambulatório de Alto Risco da Universidade Federal de Juiz de Fora com 28 semanas de gestação. Não apresenta queixas, relata boa movimentação fetal e nega perda de sangue e de líquido amniótico pela genitália. A rotina (propedêutica) de primeiro trimestre foi realizada com 10 semanas e não mostrou anormalidades. Na consulta atual, a gestante trouxe os seguintes resultados da propedêutica solicitada no segundo trimestre: hemoglobina = 12,2 g/dl; hematócrito = 37,2%; leucometria = 8900/mm3; glicemia de jejum = 110 mg/dl; TS-50 g (50 g de dextrosol; 1 hora de duração) = 157 mg/dl; VDRL = não reator; EAS e urocultura = normais. Considerando os resultados destes exames, pode-se afirmar que:
A Terapia Hormonal (TH) é, nos últimos anos, debatida em relação aos seus benefícios, mas também quanto aos riscos e contraindicações. Assinale a alternativa em que os 3 itens, independentemente de prós e contras, estão relacionados à TH.
O colo uterino possivelmente seja o órgão onde se pode conseguir o maior índice de prevenção da doença maligna. Para que isso ocorra, assinale a alternativa que NÃO encerra uma atitude pertinente com esse objetivo.
Criança de 5 anos de idade é atendida com quadro agudo de vômitos, cefaleia e febre. Ao exame, está sonolento e com rigidez de nuca. O exame do líquor: 600 células, sendo 90% de neutrófilos, proteínas de 80, glicose de 25mg%, bacterioscopia negativa. O diagnóstico mais provável é: