Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

O diagnóstico precose do câncer infantil está diretamente relacionado ao prognóstico do paciente. Logo, o alto nível de suspeição deve estar presente na consulta pediátrica afim de detectar determinados sinais e sintomas que promovam o reconhecimento mais rápido desta enfermidade. São sinais e sintomas que em conjunto alertam para o diagnóstico de câncer na criança ou adolescente, exceto:

A
Dor óssea, pancitopenia e hepatoesplenomegalia.
B
Hemihipertrofia, hematuria e hipertensão arterial sistêmica.
C
Perda de peso inexplicada, sudorese nortuna e prurido.
D
Estrabismo, nistagmo e leucocoria.
E
Tumoração cervical, febre, dor e hiperemia local.
No contexto de profilaxia passiva de hepatite viral a aplicação de imunoglobulina:
Os sinais de Tinel e de Phalen são encontrados na:
Uma paciente de 35 anos é levada ao pronto-socorro em busca de um cirurgião. Conta que foi submetida a colecistectomia laparoscópica há 8 dias. Está prostrada e ictérica ++, queixando-se de dor em hipocôndrio direito, febre alta, náuseas e vômitos, há 2 dias. A ultrassonografia de abdome mostra a presença de moderada quantidade de líquido em ambos os espaços subfrênicos e no espaço de Morrison, além de discreta dilatação de vias biliares intra-hepáticas. Melhor conduta:
Um homem de 42 anos, com história de pirose retroesternal e regurgitação, fez endoscopia digestiva alta que evidenciou esofagite distal, classe B de Los Angeles. O teste da urease confirmou a presença de H. pylori. Neste paciente, a erradicação do H. pylori:
Compartilhar