Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

O diagnóstico precose do câncer infantil está diretamente relacionado ao prognóstico do paciente. Logo, o alto nível de suspeição deve estar presente na consulta pediátrica afim de detectar determinados sinais e sintomas que promovam o reconhecimento mais rápido desta enfermidade. São sinais e sintomas que em conjunto alertam para o diagnóstico de câncer na criança ou adolescente, exceto:

A
Dor óssea, pancitopenia e hepatoesplenomegalia.
B
Hemihipertrofia, hematuria e hipertensão arterial sistêmica.
C
Perda de peso inexplicada, sudorese nortuna e prurido.
D
Estrabismo, nistagmo e leucocoria.
E
Tumoração cervical, febre, dor e hiperemia local.
Um bebê de 2 meses do sexo feminino, recém-diagnosticada com estenose pilórica é admitida na unidade de pediatria do hospital de sua comunidade para administração de fluidos intravenosos por causa de vômitos prolongados e incapacidade de manter ingestão oral adequada. Assinale a alternativa que mostra o melhor resultado da análise de eletrólitos séricos e gasometria arterial deste paciente.
Criança de 3 anos, trazida com história de febre, queda do estado geral e dor em membro inferior esquerdo com incapacidade de deambulação há 4 dias. Ao exame: temperatura axilar de 38,5ºC, dor intensa e impotência funcional em quadril, com atitude em flexão e palpação dolorosa de pontos articulares do quadril. O hemograma é infeccioso e a radiografia do quadril é normal. Considerando o diagnóstico mais provável, qual das condutas abaixo é mais apropriada?
Dentre as causas possíveis de visão turva, podemos citar, EXCETO:
Paciente, 24 anos de idade, G2P1A0, com gestação de 12 semanas, vem ao pré-natal referindo cansaço e tontura. Queixa-se, ainda, de náuseas e vômitos eventuais. Trouxe exames com Ht: 30%, Hb: 10, 2 g%, VCM e HCM diminuídos e RDW de 15,8%. Caracteriza-se a anemia com os dados existentes, como:
Compartilhar