O disgerminoma é o tumor mais comum das células germinativas malignas, sendo responsável por cerca de 30 a 40% de todos os cânceres ovarianos com origem nas células germinativas. Acerca disso, assinale a alternativa correta.
A
20 a 30% dos disgerminomas são bilaterais.
B
Cerca de 15% dos disgerminomas são diagnosticados em indivíduos de fenótipo feminino com gônadas anormais.
C
São pouco sensíveis à radioterapia.
D
Cerca de 85 a 90% dos tumores em estágio I são limitados a um ovário.
E
Cerca de 65% das recorrências ocorrem no terceiro ano após o tratamento inicial.
Outras questões
Um homem, 50 anos, segundo seus familiares, está apresentando mudanças comportamentais que nunca foram definidas com clareza. Formou-se em Direito e sempre realizou suas atividades, apesar de ser considerado excêntrico por alguns. Atualmente, relata se sentir vigiado e 'entender' um significado especial em escritos luminosos, placas de carros e barulhos de buzinas de carros. Aos poucos, isolou-se de seu ambiente social, perdendo a capacidade de trabalho. Em momento algum evidenciou-se alterações orgânicas. Esse quadro corresponde ao diagnóstico de:
A presença de uma tumoração na linha média do pescoço, acima da tireoide, de consistência fibroelástica, arredondada, móvel à protrusão da língua, caracteriza o(a):
Paciente de 52 anos, nascido e morador em Curitiba-PR, com história de hipertensão com controle irregular, apresenta 8 meses de evolução de dispneia aos esforços, inicialmente aos grandes esforços, evoluindo para dispneia aos médios esforços e ortopneia. Ao exame, apresenta-se com pressão arterial de 152/80 mmHg, ausculta pulmonar com bolhosos finos em bases e desvio do ictus para a esquerda. Em relação ao quadro apresentado pelo paciente, assinale a alternativa que contém apenas exames necessários à investigação inicial.