Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

O disgerminoma é o tumor mais comum das células germinativas malignas, sendo responsável por cerca de 30 a 40% de todos os cânceres ovarianos com origem nas células germinativas. Acerca disso, assinale a alternativa correta.

A
20 a 30% dos disgerminomas são bilaterais.
B
Cerca de 15% dos disgerminomas são diagnosticados em indivíduos de fenótipo feminino com gônadas anormais.
C
São pouco sensíveis à radioterapia.
D
Cerca de 85 a 90% dos tumores em estágio I são limitados a um ovário.
E
Cerca de 65% das recorrências ocorrem no terceiro ano após o tratamento inicial.
A mais importante causa de bronquiolite na infância é:
Responda às próximas duas perguntas baseados neste caso clínico e de acordo com as IV Diretrizes Brasileiras para Manejo da Asma. A mãe de uma menina de dois anos de idade relata na consulta pediátrica de rotina que sua filha “vive gripada”. Refere que a criança apresenta quadros repetidos de coriza, obstrução nasal e espirros. Praticamente toda semana precisa utilizar nebulização com beta 2 agonista para alívio de tosse e “cansaço”. Estes quadros ocorrem há cerca de um ano e melhora rápido quando nebuliza. No momento a criança está bem, sem queixas e no exame físico o pediatra observa lesões compatíveis com dermatite atópica. A mãe é asmática, mas não faz uso de medicação profilática: o pai fuma em casa. O diagnóstico do pediatra foi asma. Quais critérios (maiores e menores) deste caso que justifiquem este diagnóstico, considerando a idade da criança?
Paciente masculino 28 anos, trabalhador em construção civil, sofre queda de terceiro andar. Ao chegar à emergência estava obnubilado e não respondia às solicitações verbais. Seus sinais vitais eram estáveis e foram observadas, à palpação, fratura de cinco arcos costais à esquerda e movimentos respiratórios paradoxais. O Rx de tórax não mostrou pneumotórax ou hemotórax mas apresentava contusão pulmonar. O procedimento correto é:
Qual o melhor tratamento para um paciente diabético que foi internado e apresenta quadro clínico de colecistite aguda há 24 horas com muita dor, febre e icterícia discreta e transaminases quatro vezes o normal e leucocitose? Ao ultrassom a vesícula está distendida com lâmina líquida perivesicular com cálculo no infundíbulo e via biliar normal.
Compartilhar