O DIU é colocado no útero com auxílio de aplicador, habitualmente sem anestesia:
A
Nos dias que antecedem a menstruação
B
no período ovulatório
C
do 22º ao 23º dia do ciclo menstrual
D
no período menstrual ou logo após a menstruação
Outras questões
Um paciente de 42 anos, recentemente internado num leito de UTI, tem diagnóstico sindrômico de choque. Há poucos minutos foi colocado nesse paciente um cateter de Swan-Ganz, que permite medidas invasivas para acessar o tipo de choque corretamente. As medidas observadas permitem perceber as seguintes anormalidades: pressão capilar pulmonar ocluída reduzida, débito cardíaco reduzido e resistência vascular sistêmica aumentada. Com base nesses achados, esse paciente apresenta que tipo de choque?
J.M.C, criança do sexo feminino, com 2 meses de idade, é levada, pela mãe, à Unidade de Saúde da Família, para se vacinar. Há registro de que já havia tomado, ao nascer, a dose única de BCG-ID e a 1ª e 2ª doses de vacina contra hepatite B. Segundo o Calendário de Vacinação da Criança, do Ministério da Saúde, não havendo contraindicação, ela deve, além das primeiras doses da Tetravalente (DPT + Hib) e VOP (contra pólio), receber na ocasião também a:
Pré-escolar de 3 anos encontra-se em crise de asma e foi levada para a Emergência, pela segunda vez nos últimos 30 dias. O quadro iniciou-se 48 horas após resfriado. Neste momento, o exame físico mostra: estado geral decaído, olhos encovados, irritabilidade alternada com sonolência, dispneia moderada a grave, com retrações subcostais; FC: 140bpm; MV pouco audível com roncos e sibilos difusos FR: 52irpm. Fez uso de inúmeras nebulizações com salbutamol e foi administrada uma dose de esteroide oral. Foi indicado o internamento, pois a saturometria persiste em 89%, e assim procedeu-se hidratação venosa e solicitou-se avaliação de glicemia e de eletrólitos séricos. Qual o distúrbio metabólico que pode ocorrer com maior probabilidade neste paciente?
Um paciente com 58 anos, do sexo masculino e com história de insuficiência coronariana, chega à emergência com quadro de dor precordial, em repouso, há cerca de 15 minutos. Apresenta sudorese e PA de 190 X 120 mmHg. Qual o diagnóstico mais provável e qual a conduta mais adequada que deve ser tomada para esse paciente?