Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

O DIU é colocado no útero com auxílio de aplicador, habitualmente sem anestesia:

A
Nos dias que antecedem a menstruação
B
no período ovulatório
C
do 22º ao 23º dia do ciclo menstrual
D
no período menstrual ou logo após a menstruação
Qual das alternativas abaixo não pode ser considerada isoladamente medida nefroprotetora para o desenvolvimento de insuficiência renal crônica na síndrome metabólica?
O ritmo central, habitualmente em frequência alfa, mais evidente em adultos e bloqueado unilateralmente com a execução de movimento da extremidade (em geral membro superior) contralateral, chama-se:
Vítima de queda de moto, um homem de 22 anos sofreu fratura fechada de fêmur direito. Internado com tração esquelética, no segundo dia pós-trauma começou a apresentar desconforto respiratório, confusão mental, taquicardia, petéquias em tórax e braços e febre baixa. Gasometria arterial: PO2: 55 mmHg. PA: 110 × 70 mmHg. A tomografia de crânio não mostrou alteração nenhuma. Principal hipótese diagnóstica:
Uma mulher de 50 anos de idade teve seu último ciclo menstrual há um ano após histerectomia subtotal abdominal. Apresenta sintomas do tipo fogachos, déficit de memória e adinamia. Sua mãe, de 70 anos de idade, fraturou recentemente o quadril, e uma prima de 2° grau tem câncer de mama. A paciente está preocupada com a osteoporose e pergunta de que forma esta pode ser evitada. Um exame de densitometria óssea de três anos atrás quando menstruava mostrava valores abaixo da faixa etária esperada. Qual das seguintes medidas preventivas seria a mais útil para esta paciente?
Compartilhar