Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Cirurgia Pediátrica

O divertículo de Meckel é a anomalia congênita mais encontrada no intestino delgado, ocorrendo em 2% da população. Sobre esta patologia, escolha a alternativa CORRETA:

A
Localiza-se na borda mesentérica do íleo, 45 a 60 cm próxima à válvula ileocecal.
B
A apresentação clínica mais comum é a obstrução, como resultado de um volvo do intestino delgado ao redor do divertículo associado a uma brida.
C
A hérnia inguinal cujo conteúdo é o divertículo de Meckel é conhecido como hérnia de Lind.
D
Não é raro encontrar um tecido heterotópico dentro do divertículo, sendo a mucosa gástrica a mais comum.
Uma menina de 4 anos está inconsciente, em apneia e sem pulso. A ressuscitação cardiopulmonar está sendo realizada. O monitor cardíaco revela fibrilação ventricular. Qual das seguintes intervenções deve ser realizada a seguir?
Sobre os principais achados da anamnese e do exame físico que sugerem fraturas, analise as assertativas abaixo: I. Piora aguda da dor e dor bem localizada à palpação. II. Incapacidade funcional aguda e edema ou equimose local. III. Perda da mobilidade do membro e déficit neurológico e/ou vascular associado. Quais estão corretas?
A Icterícia Neonatal está presente de maneira frequente, no período neonatal. Assinale a alternativa INCORRETA.
Kerlianne, 3 anos, afrodescendente, mora em uma favela. As condições sanitárias de sua residência são bastante precárias. Recentemente, apresentou quadro abrupto de diarreia líquida, seguida de febre elevada, cefaleia, acentuada palidez cutâneo-mucosa e sinais flogísticos em membro inferior direito, caracterizando uma osteomielite. Qual a provável etiologia do quadro diarreico? Que outra patologia de base poderia estar associada? Por favor, marque a opção que, provavelmente, envolve a etiologia da diarreia e a doença de base da garota?
Compartilhar