Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Oftalmologia

O edema de papila, constatado ao exame do fundo de olho:

A
Está relacionado com as infecções do SNC.
B
Aparece sempre nos casos de hipertensão intracraniana.
C
É encontrado em todo TCE grave.
D
Não tem significado clínico.
E
Pode não ter relação com patologia intracraniana.
Sexo masculino, 12 meses, pardo. História de dor abdominal há doze horas. Lactente previamente hígido, refere episódios de dor abdominal intensa, em crises. Mãe relata que ''ele fica encolhido'' durante os episódios de dor, com sudorese e choro intenso. Apresentou várias crises nas últimas doze horas. Há três horas começou a apresentar vômito. Refere que não evacua há um dia. Ao exame físico: regular estado geral, descorado +/4+, desidratado e afebril. Abdome distendido, doloroso à palpação superficial e profunda; presença de massa palpável turbiliforme em epigástrio; ruídos hidroaéreos aumentados e descompressão brusca negativa. Presença de fezes sanguinolentas em ampola retal. Diante do quadro, qual a principal hipótese diagnóstica?
A anemia falciforme é causada pela presença de dois genes da hemoglobina S, que levam à formação de células em forma de foice, as quais, causando infartos na microcirculação, podem levar a complicações, salientando-se a autoesplenectomia, com a função do baço sendo prejudicada já nos primeiros meses de vida. Devido a essa alteração, os seguintes cuidados devem ser instituídos para uma criança com 2 anos de idade, com anemia falciforme, que venha à consulta por apresentar temperatura ? 38,3°C:
Um homem procura médico para orientação sobre quando deve iniciar prevenção para neoplasia de próstata e a que exames deve ser submetido. Qual deve ser a resposta do médico?
Leia o caso abaixo para responder a questão a seguir. Não se espera que, em uma situação de emergência, seja feita uma anamnese e avaliação clínica pormenorizada. Todavia, um grave (e grosseiro) erro é não levar em consideração as queixas somáticas de um paciente psiquiátrico por prejulgar que ele não tem condições mentais de dizer o que, de fato, clinicamente, lhe ocorre. Diversas doenças clínicas podem se manifestar com alterações de comportamento ou no curso de uma doença mental. O vice-versa também é verdadeiro, ou seja, doenças mentais podem levar a problemas clínicos, p.ex.: um paciente psicótico que engole cacos de vidro e tem um sangramento digestivo. Tendo em vista esta mesma ideia, da relação entre enfermidades mentais e sinais e sintomas clínicos, a melhor relação entre as 2 colunas abaixo é? Coluna 1: 1- Paciente com alterações de ECG e eletrólitos e 25% (ou mais) abaixo do peso esperado. 2- Desconfiança, agitação, ansiedade, taquicardia, hipertensão ... infarto agudo do miocárdio. 3- Ereção peniana persistente seguida de dor. 4- Paciente psiquiátrico com hipertermia; rigidez muscular; instabilidade autônoma; sintomas parkinsonianos; estupor catatônico; sinais neurológicos; 10 a 30% de fatalidade; creatinina fosfolipase elevada. Coluna 2: A- Intoxicação por cocaína. B- Priapismo. Efeito adverso de algumas medicações psiquiátricas, em especial o antidepressivo Trazodona. C- Síndrome neuroléptica maligna. D- Pânico homossexual. E- Síndrome de Don Juan. F- Anorexia nervosa. G- Sintomas histéricos. Assinale a alternativa que indica a relação correta.
Compartilhar