Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

O esfíncter esofágico inferior (EEI) é mais precisamente referido como o mecanismo EEI ou a zona de alta pressão esofágica distal (ZAP). São fatores que diminuem o tônus da ZAP:

A
gastrina, colecistocinina.
B
histamina, neperidina.
C
atropina, hérnia de hiato.
D
metoclopromida, ethanol.
E
nicotina, operação antirrefluxo.
A anomalia cardíaca congênita mais frequente na síndrome de Down é:
Qual a cardiopatia congênita que mais frequentemente se manifesta com insuficiência cardíaca na infância?
Um pediatra de plantão em um hospital geral recebe um chamado do centro cirúrgico para recepcionar uma criança que está por nascer. Ao chegar à sala de parto, questiona o obstetra e a mãe por mais informações e evidência que a gestação é a termo, de aproximadamente 39 semanas que o feto é único, que a mãe não tem morbidades e que o trabalho de parto iniciou-se há 6 horas. A mãe relata, entretanto, que na última semana ela sentiu o bebê mexer menos. Relata, ainda, que nas últimas 8 horas ela não sentiu mais movimentação fetal. O trabalho de parto progride e, no momento do nascimento, notam-se duas circulares de cordão justas. O obstetra desfaz as circulares, clampeia e corta o cordão e lhe passa o recém-nascido. O líquido amniótico é claro e com grumos. O pediatra vê um bebê pálido e cianótico, sem chorar e hipotônico; leva-o até o berço de reanimação e checa, através de palpação da base do cordão umbilical, que a frequência cardíaca está em 56 bpm. Assinale a alternativa que apresenta a sequência inicial de manobras para reanimar a criança.
Associe as lesões ortopédicas (coluna A) às respectivas lesões arteriais (coluna B), numerando corretamente os parênteses. Coluna A - Lesão ortopédica 1. Fratura supracondiliana de úmero; 2. Fratura clavicular/1ª costela; 3. Deslocamento de ombro; 4. Fratura de fêmur distal; 5. Fratura de tíbia proximal. Coluna B - Lesão de artéria ( ) Artéria axilar; ( ) Artéria braquial; ( ) Artéria femoral/poplítea; ( ) Artéria poplítea/vasos distais; ( ) Artéria subclávia. A numeração correta dos parênteses, de cima para baixo, é:
Compartilhar