Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

O esfíncter esofágico inferior (EEI) é mais precisamente referido como o mecanismo EEI ou a zona de alta pressão esofágica distal (ZAP). São fatores que diminuem o tônus da ZAP:

A
gastrina, colecistocinina.
B
histamina, meperidina.
C
atropina, hérnia de hiato.
D
metoclopramida, ethanol.
E
nicotina, operação antirrefluxo.
Um menino com síndrome de Down está com 8 meses de idade e tem história de obstipação desde o nascimento. Nunca recebeu aleitamento materno. O médico solicita o exame de enema baritado, onde observa-se zona de transição. O diagnóstico mais provável é:
Nos acidentes que envolvem as mãos, é frequente a ocorrência de fratura dos metacarpianos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
As dores recorrentes nos membros são mais frequentes nos escolares entre 6 a 10 anos de idade, com discreto predomínio nas meninas. Essas dores acometem, principalmente, os membros inferiores e costumam ser não articulares. O diagnóstico mais comum dessas dores é chamado:
Criança de 3 anos de idade, proveniente do norte do Paraná, sexo feminino, que frequenta creche, iniciou há 12 horas febre (Temperatura axilar = 39 °C) e petéquias no pé direito. Foi prontamente levada ao Centro de Saúde mais próximo de sua casa onde recebeu diagnóstico de febre sem foco e foi liberada com sintomáticos. Após 2 horas a mãe percebeu que a menor “falava coisas sem sentido”. Retornou ao mesmo Centro de Saúde. Ao exame apresentava Glasgow = 10, FR = 40 ipm, Saturação de oxigênio em ar ambiente = 88%, retração de fúrcula e sufusões hemorrágicas em membros. Não havia laboratório nesse local. O médico colocou a criança em máscara de oxigênio 6 L/minuto e assim sua saturação atingiu 94%. Fez contato com serviço terciário e encaminhou a menor. Após 2 horas, no hospital, mesmo com as medidas adequadas, a paciente evoluiu para óbito. Quanto à conduta do médico identifique a alternativa correta:
Compartilhar