Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Cardiologia

O espasmo esofageano difuso e os distúrbios motores esofágicos são clinicamente indistinguíveis. Ambos manifestam-se por dor torácica e disfagia e o diagnóstico diferencial com outras entidades deverá priorizar:

A
Cardiopatia isquêmica.
B
Tumor no mediastino.
C
Pneumotórax.
D
Derrame pericárdico.
Qual medicação é utilizada para combater os efeitos da overdose de opioides no recém-nascido na sala de parto?
Nos corpos estranhos do trato digestivo alto, é correto afirmar:
Um recém-nascido com 4 horas de vida apresenta quadro de sofrimento respiratório grave por aspiração de mecônio. Necesstou ventilação em sala de parto. O RX de tórax evidencia pneumotórax hipertensivo à direita. Os achados clínicos que se correlacionam com os achados radiológicos neste caso são:
Um menino de 7 anos e 2 meses consulta com queixas de dor de garganta, dor abdominal e febre. Ao exame físico, apresenta temperatura axilar de 38,9°C; rash cutâneo não pruriginoso, principalmente em tronco, membros superiores e face, poupando a região perioral; tonsilas palatinas recobertas por exsudato branco-amarelado e intensa hiperemia orofaríngea e no dorso da língua; adenomegalias dolorosas em cadeia cervical D. e submandibular. Tal quadro tem evolução de mais de 48 horas. A prescrição recomendada pelo Ministério da Saúde nessa situação é:
Compartilhar