Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

O esquema terapêutico proposto para os RNs com infecção congênita pelo toxoplasma e com coriorretinite em atividade é:

A
espiramicina, pirimetamina e ácido folínico.
B
sulfadiazina, pirimetamina, prednisona e ácido fólico.
C
sulfadiazina, pirimetamina, prednisona e ácido folínico.
D
sulfadiazina, clindamicina, prednisona e ácido folínico.
E
espiramicina, sulfadiazina, prednisona e ácido fólico.
Andreia, 18 anos, gesta I/0, vai a sua primeira consulta de pré-natal e leva o laudo da primeira ultrassonografia transvaginal que revelou gravidez gemelar em torno de 11 semanas, com presença de membrana intergemelar com aspecto de “T” invertido. Diante deste resultado você conclui que a gravidez de Andreia é:
Escolar de 8 anos de idade, sexo masculino, é atendido devido à lesão de pele, principalmente em áreas de cotovelos, joelhos e couro cabeludo, de caráter recorrente. Ao exame da pele observa-se lesões simétricas em áreas de extensão dos membros e couro cabeludo de contornos nítidos, base eritematosa, recobertas por descamação seca branco-prateada. Diante destes dados, qual o provável diagnóstico?
Nas últimas três décadas a terapia nutricional na prática médica originou novos conceitos e mudaram substancialmente o prognóstico de diversas afecções gastroenterológicas. Entre as alternativas abaixo, assinale a incorreta em relação à avaliação nutricional de pacientes:
A administração simultânea de fármacos pode causar alterações marcantes nos seus efeitos. Essas interações podem aumentar o efeito farmacológico a um nível de toxicidade, ou inibir o efeito farmacológico e privar o paciente do benefício terapêutico. Assim sendo, a prescrição de cetoconazol para um paciente portador de micose superficial não deve ser associado a qual dos outros medicamentos abaixo listados ?
Compartilhar