Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

O exame clínico para o diagnóstico de morte cerebral em um possível doador de órgãos inclui a verificação da ausência do(s) seguinte(s) reflexo(s), exceto:

A
Reflexo de tosse.
B
Reflexo óculo-vestibular.
C
Reflexo córneo-palpebral.
D
Reflexo vestíbulo-coclear.
E
Reflexos tendinos profundos de membros inferiores.
Paciente comparece ao ambulatório de Ginecologia apresentando sintomas compatíveis com climatério, mais ainda não apresenta critérios absolutos para este diagnóstico. Caso o médico julgue necessário, para fazer o diagnóstico laboratorial da falência ovariana, deve ser solicitado primariamente a dosagem sérica de:
Um menino de 7 anos de idade é acompanhado ao ambulatório de neuropediatra por apresentar epilepsia e faz uso rotineiro de ácido valproico (Depakene). Assinale a manifestação clinicolaboratorial que pode ser encontrada neste paciente, causada pelo anticonvulsivante em questão:
Menina com 1 ano de idade é levada ao pediatra com história de febre há 2 dias, escurecimento da urina e irritabilidade. Ao exame não são observados sinais de infecção de vias aéreas, e a criança apresenta-se febril. A urocultura, colhida em condições ideais, revela-se positiva para Escherichia coli. Além da terapêutica antimicrobiana e das uroculturas para controle, recomenda-se:
Mais de 90% das hiperplasias adrenais congênitas são causadas pela deficiência de:
Compartilhar