Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

O FAST (Focused Assessment for Sonography in Trauma) é um exame diagnostico rápido para avaliar pacientes com possíveis lesões tóraco-abdominais. Cirurgiões realizam o FAST como parte de uma avaliação secundária do ATLS (Advanced Trauma Life Support). Assim, quando há um hemoperitônio a imagem ultrassonográfica encontrada é:

A
anecoica.
B
isoecoica.
C
hipoecoica.
D
hiperecoica.
E
discoica.
O tipo mais comum de trauma genitourinário é o traumatismo fechado causado pela queda contra um objeto duro, chamada de "queda a cavaleiro" ou lesões em "selim", em que a uretra bulbar é esmagada contra os ramos púbicos. A presença de sangue no meato uretral, edema, equimose peniana ou perineal e dificuldade para urinar são apresentações clinicas típicas. Por qual motivo deve-se evitar o cateterismo uretral antes de uma avaliação radiográfica?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as principais causas de baixa visão e cegueira são: catarata, erros refrativos não corrigidos, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade, opacidades corneanas, retinopatia diabética, tracoma, cegueira infantil e oncocercose. Dos listados acima, qual é a principal causa de cegueira nos países em desenvolvimento? E qual é a única causa de cegueira não evitável?
Com relação às afecções oncológicas, julgue o item subsecutivo. O prognóstico de câncer de próstata em pacientes obesos é melhor que em pacientes com peso adequado.
Recentemente a mãe percebeu um abaulamento no abdome do filho de 4 anos durante o banho, e o levou ao seu consultório para avaliação. Ele não possui história de vômitos ou dor abdominal e está com evacuações normais. O exame físico revela pressão arterial em repouso de 130/88mmHg, frequência cardíaca de 82bpm, palidez e uma firme massa abdominal lateral esquerda que não cruza a linha média. Qual é a explicação mais provável para esses achados?
Compartilhar