Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

O FAST (Focused Assessment for Sonography in Trauma) é um exame diagnóstico rápido para avaliar pacientes com possíveis lesões tóraco-Abdominais. Cirurgiões realizam o FAST como parte de uma avaliação secundária do ATLS (Advanced Trauma Life Support) Assim, quando há um hemoperitônio a imagem ultrassonográfica encontrada é:

A
Anecóica
B
Isoecóica
C
Hipoecóica.
D
Hiperecóica
E
Discóica
Sobre a fibromialgia, é correto afirmar:
Gestante de 24 anos, com 32 semanas de gestação é trazida a emergência pelo CBERJ com relato de desmaio e crise nervosa em via pública. Ao exame apresenta-se torporosa, pupilas isocóricas e fotorreagentes. Sem sinais de irritação meníngea. PA: 180x120 mmHg, fundo uterino de 32 cm, metrossístoles ausentes, tônus uterino normal, movimento fetal presente, BCF 137 sem desacelerações. Toque colo fechado. Feito cardiotocografia com laudo de feto ativo. A melhor conduta neste caso é:
Um paciente masculino de 74 anos, hipertenso e diabético não insulinodependente, foi para sua consulta de rotina no programa de hipertensão arterial do município do Rio de Janeiro. Estava em uso de enalapril 10mg/dia, aspirina 100mg/dia e metformina 1g/dia, em dose fixa há 2 meses. A pressão arterial era de 140x90mmHg, o exame de urina não apresentava proteinúria e creatinina na faixa da normalidade. A conduta a ser adotada neste caso, de acordo com as diretrizes atuais é:
Associe as doenças exantemáticas aos sinais patognomônicos: (1) Sarampo; (2) Escarlatina; (3) Eritema infeccioso; (4) Exantema súbito; (5) Monucleose. ( ) Tríade: amigdalite membranosa, febre, linfoadenopatia e esplenomegalia; ( ) Exantema facial em forma de borboleta (face esbofetada); ( ) Palidez peribucal (sinal de Filatow); ( ) Febre desaparece com início do exantema; ( ) Mancha de Koplik.
Compartilhar