Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

O fentanil é um analgésico opioide usado frequentemente dentro das UTIs, geralmente em combinação com benzodiazepínicos. Qual dos efeitos colaterais abaixo NÃO está associado ao uso do fentanil?

A
Hipotensão arterial por liberação de histamina.
B
Rigidez torácica.
C
Retenção urinária.
D
Supressão do drive respiratório.
E
Constipação.
Hérnia é definida como uma protrusão anormal de um órgão ou tecido por um defeito em suas paredes circundantes e mais comumente envolvem a parede abdominal, principalmente a região inguinal. Sobre as hérnias abdominais, assinale a alternativa CORRETA:
Paciente internado há 18 dias na UTI, vítima de TCE grave após uma queda de moto, sem lesões associadas. Permanece sedado, em ventilação mecânica, sem evolução neurológica significativa desde a admissão. Neste período apresentou perda ponderal significativa e o suporte nutricional passou a ser discutido. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. I. A via enteral deve ser a opção de escolha. PORQUE II. O uso do intestino para suporte nutricional apresenta benefícios imunológicos significativos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Relacione a coluna 1 à coluna 2, em relação à aquisição dos marcos de desenvolvimento da criança (habilidades) e suas respectivas faixas etárias. Coluna 1: 1. Segura objetos; 2. Sorriso social quando estimulada; 3. Localiza o som; 4. Imita gestos; 5. Brinca de "esconde-achou". Coluna 2: ( ) 1 a 2 meses; ( ) 2 a 4 meses; ( ) 4 a 6 meses; ( ) 6 a 9 meses; ( ) 9 a 12 meses. A ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
Uma criança de quatro meses apresenta a seguinte avaliação em relação à pesquisa dos marcos do desenvolvimento para a sua faixa etária (dos 4 aos 6 meses). Marcos presentes: busca ativa de objetos, já leva objetos à boca e localiza o som. Marco ausente: Não muda de posição ativamente (rola). Os marcos de desenvolvimento das faixas etárias anteriores estão todos presentes. De acordo com essa avaliação, qual a impressão diagnóstica CORRETA e a respectiva conduta recomendada na Caderneta de Saúde da Criança?
Compartilhar