Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

O helicobacter pylori é um bastonete gram-negativo que se adaptou à mucosa gástrica. Reconhecidamente a infecção crônica por ele está associada às seguintes patologias, exceto:

A
Gastrite crônica.
B
Gastropatia hipertrófica.
C
Úlcera péptica gástrica.
D
Carcinoma gástrico.
E
Linfoma MALT gástrico.
Em relação ao mieloma múltiplo, é correto afirmar que:
Primigesta, 14 anos, usuária de cocaína, portadora de epilepsia desde a infância fazendo uso irregular de fenitoína, gestação de 32 semanas. Não ?zera pré-natal, mas seu ciclo menstrual sempre foi regular, inclusive o último. Chegou ao pronto-socorro queixando-se de intensa cefaleia frontal, borramento da visão e epigastralgia. Ao exame: PA = 140/110 mmHg, altura uterina = 25 cm; frequência cardíaca fetal = 120 bpm , toque vaginal:colo longo, grosso, posterior impérvio, plano zero de De Lee. Cardiotocogra?a: padrão não-tranquilizador com algumas desacelerações variáveis; ultrassonogra?a com dopplervelocimetria: diástole-reversa. Fita reagente urinária: proteínas 4+. Uma hora após o atendimento inicial, começa a apresentar convulsões tônico-clônicas. Com relação a este caso, assinale a alternativa correta:
A investigação por imagem do trato urinário em uma menina de 10 meses que apresentou infecção urinária deve ser feita inicialmente, por meio de:
Assinale a alternativa que contribui com o diagnóstico de apendicite aguda em uma criança de 5 anos com dor na fossa ilíaca direita.
Compartilhar