Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

O hirsutismo é uma das manifestações clínicas do hiperandrogenismo e apresenta vários fatores envolvidos na sua etiologia. São causas de hirsutismo medicamentoso e endócrino, respectivamente:

A
Danazol e síndrome de Addison.
B
Gestrinona e hiperprolactinemia.
C
Drospirenona e hipotiroidismo.
D
Espironaletona e tumor de células de Leydig.
Em relação a bronquiolite, assinale a alternativa CORRETA:
Paciente do sexo masculino, 19 anos, 76 kg, previamente hígido, foi submetido à apendicectomia no tratamento de apendicite inicial não complicada. Recebe alta hospitalar em boas condições, após ter recebido três doses pós-operatórias de 1 g de cefazolina EV a cada 8h. A partir do 4º dia pós-operatório evolui com episódios de febre baixa, sem outros sintomas. No 7º dia pós-operatório retorna para controle ambulatorial, quando se observa abaulamento, hiperemia, edema, hipersensibilidade e calor na ferida operatória. Dentre as opções terapêuticas abaixo listadas, assinale aquela que representa a MELHOR CONDUTA no tratamento da complicação pós-operatória acima citada:
Com relação ao reparo esfincteriano na doença de Crohn perianal, assinale a alternativa correta.
Homem de 48 anos, transferido do pronto-atendimento com história de hematêmese e melena, de inicio há 12 horas. Já fez consulta há 6 meses com hepatologista por ter sido detectado problema numa doação de sangue. Nega antecedentes de alcoolismo, sabe ser hipertenso e não se trata, relatando acidente automobilístico com transfusão sanguinea na adolescência. Exame físico: PA = 100/60 mmHg, FC = 140bpm, com respiração ofegante e agitação psicomotora. Está com veia de grosso calibre puncionada. Hemoglobina = 7,5g/dl. Qual a conduta imediata ?
Compartilhar