Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

O hirsutismo é uma das manifestações clínicas do hiperandrogenismo e apresenta vários fatores envolvidos na sua etiologia. São causas de hirsutismo medicamentoso e endócrino, respectivamente:

A
Danazol e síndrome de Addison.
B
Gestrinona e hiperprolactinemia.
C
Drospirenona e hipotiroidismo.
D
Espironaletona e tumor de células de Leydig.
A respeito de afecções que podem acometer a região anorretal, julgue o item seguinte. Um paciente com hemorroidas internas de segundo grau apresenta, caracteristicamente, hematoquezia e prolapso dos mamilos hemorroidários durante a evacuação, os quais necessitam de manobras digitais para a sua redução.
Um lactente com dois meses de vida foi levado à consulta de puericultura sem queixas. Ele foi um recém-nascido de termo, adequado para a idade gestacional e apresentou Apgar de primeiro e quinto minutos igual a 9. Está em aleitamento materno exclusivo e com calendário vacinal em dia. No exame físico, apresenta obesidade, com índice de massa corporal acima do percentil 95 para idade e sexo e sem outras alterações. Com referência ao caso clínico acima apresentado e a aspectos relacionados a lactentes com a idade ali mencionada, julgue o próximo item. Normalmente, na idade em questão - dois meses de vida - , o lactente inicia o sorriso social.
Em relação ao tratamento das varizes de membros inferiores, assinale a alternativa INCORRETA:
Um lactente de 11 meses estava com febre há duas horas. A mãe referiu que, subitamente, a criança apresentou uma crise convulsiva tonicoclônica generalizada, com duração de 3 minutos. Ao chegar ao hospital, após 10 minutos do fim da crise, o exame físico do paciente era normal, exceto pela febre. É correto afirmar:
Compartilhar