Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Cardiopediatria

O índice de Apgar é um método objetivo de quantificar a condição do recém-nascido e é útil para se obter informações sobre o estado geral e a reação à reanimação. Qual seria o valor do índice de APGAR, de um recém-nascido que após as medidas de reanimação apresentava respiração irregular, frequência cardíaca maior que 100 bpm, movimento ativo, corpo rosado, extremidades cianóticas e choraminga?

A
APGAR de 4.
B
APGAR de 10.
C
APGAR de 2.
D
APGAR de 3.
E
APGAR de 7.
Homem, 81 anos, está internado no 3o pós-operatório de cirurgia de prótese total do quadril esquerdo. Apresenta então labilidade emocional, choro fácil e inversão do ciclo sono-vigília. Durante a noite, fica extremamente agitado e grita com o acompanhante dizendo que precisa fugir daquele cativeiro antes que os bandidos voltem. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o tratamento e a hipótese diagnóstica.
Mãe de criança de 2 anos que apresenta diagnóstico de estrabismo convergente unilateral direito, procura sua clínica para orientações. Assinale a alternativa correta:
Uma paciente de 35 anos encontra-se em pós-operatório imediato de laparotomia por abdômen agudo perfurativo iatrigênico durante um procedimento urológico, com laceração do cólon ascendente e peritonite fecal, tendo sido realizada lavagem peritoneal exaustiva e colostomia no ato cirúrgico. Na UTI evoluiu com comprometimento do estado geral, temperatura axilar: 35,3°, pulso: 100bpm rítmico, PA: 80x35 mmHg, frequência respiratória 23 rpm, perfusão periférica ruim, coração sem sopros, pulmões limpos à ausculta, abdômen distendido com ruídos hidroaéreos diminuídos. O Rx de tórax no leito revelou apenas elevação de cúpulas. O ECG mostrou taquicardia sinusal. Laboratório: Hb:11g/dl, Htc: 33%, Leucócitos:15.000/ml (85% neutrófilos), plaquetas 120.000, creatinina: 1.0 mg/dl, K:3,7 mEq, TGO, TGP e Tempo de Protrombina normais. O ecocardiograma demonstrou função contrátil ventricular esquerda hiperdinâmica sem lesões valvares. Feita coleta de hemoculturas. Qual das alternativas abaixo é a correta a respeito desse caso?
No controle de pacientes diabéticos busca-se atingir níveis de hemoglobina glicada entre 6,0 e 7,0%. No entanto é importante conhecer as situações que geram erros de interpretação deste exame, tais como:
Compartilhar